Dirigido por Flávia Abtibol, “Strip Solidão” está entre os filmes selecionados da 30ª edição do Clermont-Ferrand Short Film Market na França. Evento faz parte de um dos maiores festivais de cinema do gênero responsável por revelar nomes como Jean-Pierre Jeunet e Jan Kounen.

Segundo a organização do evento, o Clermont-Ferrand Short Film Market possui, em média, 6.500 produções anualmente registradas, todas disponíveis para serem vistas por executivos do setor de cinema e televisão. O intuito é fazer com que esse espaço seja um grande circuito de mercado para as produções conseguirem exibição e distribuição ao redor do mundo ou abrindo espaço para futuras parcerias. “Strip Solidão” estará disponível no site do evento por nove meses para ser exibido como veículo para divulgar o filme.

Flávia Abtibol informou ao Cine Set que recebeu o comunicado de seleção do Clermont-Ferrand Short Film Market na última segunda-feira (16). “Eu sempre faço um pré-julgamento muito crítico sobre os festivais que devo inscrever o filme, ponderando a linha do festival e se o Strip Solidão se encaixa. Quando sinto que dá, inscrevo. Outros, como o Clermont-Ferrand, eu não acreditava mesmo que rolaria… Então foi total surpresa” revela a diretora. Ela ainda declarou que espera conhecer produtores e realizadores independentes de cinema da Europa para ampliar a atuação dela como realizadora de curtas-metragens.

A trajetória de “Strip Solidão” começou em 2012, quando venceu o prêmio de roteiro do Amazonas Film Festival, conseguindo a verba para a realização do curta-metragem. Em 2014, projeto alcançou o Festival de Tiradentes em Minas Gerais. “O curta também participou da Mostra Outros Cinemas em Fortaleza e Toronto Independent Film Festival. Esses eventos permitiram com que conhecesse pessoas dedicadas a estudar e compreender o cinema como Ismail Xavier, Luis Carlos Sampaio e Helena Ignês, a qual inclusive me trouxe incríveis impressões sobre a linguagem do filme”, afirmou Flávia Abtibol. A diretora informou que espera o fim do período para a circulação de um curta-metragem no circuito de festivais para lançar “Strip Solidão” em DVD e disponibilizá-lo na Internet.

Mais projetos em 2015

2015 será um ano intenso para Flávia Abtibol. Além de buscar emplacar “Strip Solidão” em mais festivais pelo Brasil e em outros países do mundo, a realizadora está filmando o documentário em curta-metragem “Boca de Ferro”. “Esse projeto venceu o edital da Manauscult e deve ficar pronto em abril. Filme vai mostrar a Voz Praiana, rádio responsável por anunciar produtos e serviços disponíveis nos arredores da feira da Manaus Moderna”, declarou.

Outro trabalho de Flávia Abtibol para este ano será a Mostra Imaginários Flutuantes. Projeto premiado pelo Proarte vai fazer a exibição itinerante de filmes em embarcações que fazem a linha Manaus-Tabatinga.