O Festival de Veneza está chegando ao fim e os prêmios começam a ser distribuídos. O filme sírio “Still Recording”, de Saeed Al Batal e Ghiath Ayoub, venceu como o melhor da Semana da Crítica assim como o troféu do júri popular, além da estatueta Mario Serandrei Hotel Saturnia de melhor contribuição técnica. As informações são do site The Hollywood Reporter.

“Still Recording” acompanha dois estudantes de artes que deixam a cidade de Damasco para lutarem ao lado dos rebeldes em Douma. Durante quatro anos, eles observam de perto a transformação na vida dos habitantes locais. Primeiramente, a liberdade é sufocada por conta da militarização do Estado e, logo em seguida, entram em cena a guerra civil, o cerco e a inanição.

Já o francês “Blonde Animals”, da dupla Alexia Walther e Maxime Matray, ficou com o prêmio Verona Film Club dedicado para obras inovadoras. A trama traz Fabien, sujeito que atuou em uma famosa série de comédia, mas não conseguiu manter o estrelato depois disso. Para lidar com as frustrações que ainda o assombram, ele passa seus dias bebendo intensamente. Esta prática faz com que ele não se surpreenda com quase nada que cruza o seu caminho. Por isso, quando ele encontra uma cabeça na mochila de Yoni, seu mais novo amigo, ele não sente nenhum incômodo.

A cerimônia de encerramento do Festival de Veneza com a divulgação dos vencedores acontece neste sábado, dia 8 de setembro.