O filme ‘La Librería’, de Isabel Coixet, foi o grande vencedor da 32ª edição dos Prêmios Goya, o Oscar do cinema espanhol, que teve um toque chileno com a vitória de ‘Una Mujer Fantástica’ como melhor obra ibero-americana e com a reivindicação feminina como tom dominante.

Coixet foi a surpresa ao ganhar os prêmios de melhor filme, direção e roteiro adaptado numa noite que até o último momento teve o filme basco ‘Handia’ como grande destaque.

A fábula histórica rodada em língua basca conseguiu dez dos 13 prêmios aos quais concorria, mas perdeu os principais, que foram para a adaptação de um romance de Penelope Fitzgerald, com a qual Coixet aspirava a 12 Goya e só levou três, mas os mais importantes.

Isso o fez ser o vencedor em uma festa que teve um tom dominante de reivindicação feminina, com o auditório portando leques vermelhos em apoio ao movimento #MasMujeres impulsionado pela Associação de Mulheres Cineastas e de Veículos de Meios Audiovisuais.

Coixet também foi reivindicativa ao receber seu prêmio. Ela lamentou o fato de “o Fundo Monetário Internacional ter dito no ano passado que faltam 170 anos (para as mulheres) para conseguir a igualdade salarial”.

Assim como Adelfa Calvo, ganhadora da estatueta de melhor atriz coadjuvante por ‘El Autor’, que ressaltou que “o cinema é uma arte livre onde homens e mulheres têm muitas coisas para contar”.

Adelfa dedicou seu prêmio, entre outros, a seu companheiro de elenco e protagonista do filme, Javier Gutiérrez, que levou o Goya de melhor ator por seu papel de candidato frustrado a romancista.

‘Uma Mulher Fantástica’, de Sebastián Lelio, levou o prêmio para o Chile, como melhor filme ibero-americano. ‘Bingo: O Rei das Manhãs’ foi indicado pelo Brasil para a premiação, mas não conseguiu ficar entre os quatro finalistas.

A história de uma transexual (Daniela Vega) que sofre uma forte discriminação “joga uma certa luz sobre um tema que, até agora, estava oculto e o faz a partir de um ponto de generosidade, mais conectado com as perguntas que com as respostas”, explicou o diretor à Agência Efe após ganhar o prêmio.

da Agência EFE

Facebook Comments