O filme “Taxi”, do iraniano Jafar Panahi, ganhou nesta sexta-feira (13) o prêmio da Federação Internacional de Críticos de Cinema (FIPRESCi) entre os 19 aspirantes da seção a competição da Festival de Berlim.

O prêmio da seção Panorama, a segunda do festival, foi para “Paridan az Ertefa Kam”, de Hamed Rahabi, e o do Fórum para o italiano “Il gesto delle mani”, de Francesco Clarici.

Os prêmios FIPRESCi são a antessala dos prêmios oficiais do Festival de Berlim, que serão entregues no sábado (14) pelo júri liderado pelo diretor americano Darren Aronofsky e entre cujos membros estão a peruana Claudia Llosa, o ator alemão Daniel Brühl e a francesa Audrey Tautou.

As apostas divulgadas pelos imprensa apontam como favoritos aos Ursos do festival “45 Years”, do britânico Andreas Haigh, interpretado por Charlotte Rampling.

Ele é seguido pelo “O clube”, do chileno Pablo Larraín, “O botão de nácar”, de seu compatriota Patrício Guzmán, “Ixcanul”, do guatemalteco Jayro Bustamante, e “Eisenstein in Guanajuato”, filme no México por Peter Greenaway.

Além disso entre os favoritos está “Victoria”, do alemão Sebastian Schipper, rodado em plano sequência, onde tudo gira ao redor de uma jovem espanhola, interpretada por Laia Costa, e o próprio “Taxi”, de Panahi.

da Agência EFE