O filme “The Day the Clown Cried” foi recentemente adquirido pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. De acordo com o The Guardian, o filme estrelado pelo comediante Jerry Lewis se tornou um cult entre vários cineastas por nunca ter sido exibido nos cinemas. E pelo visto continuará assim, pelo menos por enquanto: é certo que o filme não será exibido pelos próximos dez anos.

“The Day the Clown Cried” é descrito como um filme bizarro, no qual Lewis interpreta um palhaço encarregado de distrair crianças judias e atrai-las para as câmaras de gás durante o holocausto nazista. A produção, que data dos anos 1970, teve inúmeros problemas, tais como falta de verba e, principalmente, o comportamento errático de Lewis no set de filmagens. “O filme é péssimo, e é ruim porque eu perdi minha magia nele. Ninguém jamais o verá, e me envergonho do meu trabalho ruim”, disse Jerry Lewis sobre a obra em 2013, durante o Festival de Cannes.

A única cópia que restou de “The Day the Clown Cried” agora pertence à Biblioteca do Congresso e fará parte de uma coleção maior de filmes do comediante na instituição. Como a cópia foi dada pelo próprio Lewis, hoje com 89 anos, ele mesmo impôs a condição de esperar até 2025 para qualquer exibição do longa.