O longa brasileiro “Gabriel e a Montanha”, de Fellipe Barbosa, vai competir na Semana da Crítica, mostra do Festival de Cannes voltada a talentos emergentes do cinema. A lista dos sete filmes selecionados foi divulgada nesta sexta-feira (21).

Neste ano, o diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho, de “Aquarius”, irá presidir a competição paralela à disputa pela Palma de Ouro. No júri, também estão nomes como o da produtora colombiana Diana Bustamante Escobar e do ator francês Niels Schneider. A 70ª edição do Festival de Cannes acontecerá entre 17 e 28 de maio, na França. O espanhol Pedro Almodóvar irá presidir o júri principal.

O filme de Barbosa é inspirado na história real do economista brasileiro Gabriel Buchmann, que foi à África para estudar e morreu ao tentar subir o Monte Mulanje, pico mais alto do Malawi com mais de 3 mil metros de altitude, sem a ajuda de um guia. O roteiro é baseado em anotações, e-mails de Gabriel para a mãe e a namorada e entrevistas com pessoas que cruzaram seu caminho no continente.

do site G1

Facebook Comments