Na semana passada, George Lucas assistiu a “Star Wars: O Despertar da Força”. O criador da saga espacial esteve envolvido com todos os seis longas da franquia já produzidos desde o original de 1977, e dirigiu quatro deles, mas depois que vendeu a sua companhia Lucasfilm para o estúdio Disney, manteve-se afastado da produção do novo filme e se comparou a um “marido divorciado” da sua criação.

Lucas não veio a público dizer o que achou do filme. Foi a atual presidente da Lucasfilm, a veterana produtora Kathleen Kennedy, quem disse que o cineasta “gostou de verdade” de “O Despertar da Força”. Mas há alguns dias o site Vulture conseguiu perguntar a Lucas sobre o que achou do filme. E ele disse o seguinte:

“Acho que os fãs vão adorar. É praticamente o tipo de filme pelo qual eles estão ansiosos”.

Em outra ocasião, num evento no fim de semana no Kennedy Center, Lucas também se recusou a dizer definitivamente se gostou ou não do filme quando foi perguntado.

Vale lembrar que George Lucas tinha ideias para os Episódios VII, VIII e IX da sua saga intergaláctica, e apresentou essas ideias à Disney. No entanto, o estúdio do Mickey não quis usá-las, criando uma história independente. “Eles não quiseram usar essas histórias, então eu disse ‘ótimo’ e os deixei seguir seu caminho”, disse Lucas há um mês. Ao que parece, o veterano cineasta possui sentimentos meio ambíguos a respeito das novas produções no universo que criou.

Em todo caso, ele deverá ser perguntado novamente se gostou ou não do filme na premiére de “O Despertar da Força”, no próximo dia 14. O novo “Star Wars”, o primeiro sem o envolvimento de George Lucas, será lançado mundialmente em 17 de dezembro de 2015.