A distribuidora Imovision anunciou nesta terça que vai trazer o ator francês Gérard Depardieu ao Brasil para o lançamento de seu mais novo filme, o drama O vale do amor.

Dépardieu vai participar de evento de pré-estreia do filme no recém-inaugurado Reserva Niterói, no próximo dia 18 de setembro, um domingo. O longa estreia no próximo dia 29.

Dépardieu não vem ao Brasil há quase 30 anos. A Imovision havia tentado trazê-lo em 2014, para o lançamento de Bem-vindo a Nova York, de Abel Ferrara – na época, o diretor e a atriz Jacqueline Bisset foram a São Paulo e ao Festival de Paulínia para promover o filme.

Com mais de 200 filmes no currículo, Depardieu é uma das maiores estrelas do cinema francês. Começou a carreira nos anos 70 e tornou-se célebre em filmes de diretores como François Truffaut (O último metrô, A mulher do lado) e Maurice Pialat (Polícia, Sob o sol de satã). Outros papéis marcantes foram o do escritor Auguste Rodin em Camille Claudel e o de Cyrano de Bergarc em Cyrano, pelo qual foi indicado ao Oscar de melhor ator em 1991. Também é presença constante em grandes produções, como os filmes da franquia Astérix e Obélix, O homem da máscara de ferro e As aventuras de Pi.

O vale do amor, que concorreu à Palma de Ouro no Festival de Cannes, marca o terceiro encontro nas telas entre Depardieu e a atriz Isabelle Huppert – a primeira foi em Corações loucos (1974), de Bertrand Blier; e a segunda foi há 36 anos, no drama Loulou (1980), de Maurice Pialat. No novo longa, eles vivem um casal separado há muitos anos que se reencontra no Vale da Morte, na Califórnia. Eles vão até lá para cumprir o último desejo do filho, que se suicidou seis meses antes.

do site Filme B