Como toda boa premiação que se preze, o Globo de Ouro traz sempre a lista dos injustiçados e dos filmes que foram esnobados. Entre as principais ausências da lista deste ano, estão Greta Gerwig fora da categoria de Melhor Direção, “Trama Fantasma” na categoria de Melhor Filme de Drama e “Doentes de Amor” em Comédia/Musical.

A Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood não quis saber de diversidade de gêneros em Melhor Direção. Mais uma vez, o Globo de Ouro terá apenas homens na categoria, deixando de fora o elogiado trabalho da estreante Greta Gerwig em “Lady Bird”. A última vez que uma mulher foi indicada para o prêmio aconteceu com Ava DuVernay, por “Selma, em 2014.

Quem também pode reclamar do Globo de Ouro 2018 é “Trama Fantasma”: o drama de época está fora da briga por Melhor Filme de Drama e Melhor Diretor com Paul Thomas Anderson. Pelo menos, a produção emplacou a esperada indicação de Daniel Day-Lewis em Melhor Ator e Trilha Sonora com o guitarrista do Radiohead, Johnny Greenwood.

Elogiada pela crítica e com boa bilheteria, “Doentes de Amor” vem sendo cotado para ser o representante da comédia na temporada de premiação. Isso, porém, não vai acontecer se depender do Globo de Ouro: o longa dirigido por Michael Showalter saiu sem nenhuma indicação.

Produções mais pops como “Mulher-Maravilha” e “Logan” não tiveram a menor chance assim como Jake Gyllenhall e Kate Winslet que parecem ter ficado para trás nas atuações pelos desempenhos, respectivamente, em “O Que te faz Mais Forte” e “Roda Gigante”.

O Globo de Ouro 2017 acontece no próximo dia 7 de janeiro com cobertura ao vivo do Cine Set.