O tradicional prêmio honorário Cecil B. DeMille será entregue ao maior nome da televisão norte-americana dos últimos 30 anos.  A apresentadora Oprah Winfrey vai ganhar a homenagem no Globo de Ouro 2018 na noite deste domingo (7).

A escolha de Oprah Winfrey atende a dois aspectos fundamentais em voga na Hollywood atual: a valorização da mulher dentro da indústria do entretenimento americano e o desejo por uma diversidade ampla com maior espaço para os negros.

O interessante é que o Cecil B. DeMille sempre foi entregue para nomes ligados ao cinema. De Walt Disney, Fred Astaire, Judy Garland nos primeiros anos passando por Bette Davis, Jack Lemmon, Clint Eastwood até chegar a Jodie Foster, Woody Allen, George Clooney, Denzel Washington e Meryl Streep nos últimos anos: todos com a história maior feita na Sétima Arte.

Oprah até possui uma carreira de respeito nos cinemas: chegou a ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por “A Cor Púrpura” e produziu filmes como “Bem-Amada”, “Preciosa”, “O Mordomo da Casa Branca” e “Selma”. A importância cultural e a força dela nos EUA, porém, está ligada, sem dúvida nenhuma, ao talk-show mais popular da TV americana que comandou durante 25 anos.

O que se pode esperar dela ao receber o Cecil B. DeMille é um discurso forte e engajado abordando o racismo nos EUA e a situação das mulheres em Hollywood.