Sempre que acontece o Globo de Ouro se questiona se a festa é ou não a prévia do Oscar.

Para quem defende que não é uma prévia, o argumento principal está em relação ao corpo votante: a Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood organiza e decide os vencedores do Globo de Ouro, enquanto no Oscar, a própria indústria – atores, diretores, produtores, figurinistas, diretores de arte, etc – elegem os ganhadores. Por isso, os eventos dos sindicatos são considerados os mais certeiros nestas previsões.

Por outro lado, quem considera o Globo de Ouro uma prévia do Oscar aponta que a festa, por ser a primeira da temporada de premiações, indica quais os filmes que estão mais fortes e podem influenciar na votação para a estatueta dourada mais cobiçada de Hollywood.

Mas, vamos aos dados de 2000 a 2017 para ver quantas vezes os vencedores do Globo de Ouro coincidiram com o Oscar:

MELHOR FILME
Taxa de Acertos: 55,5 % (10 de 18 acertos)
Vencedores em Comum: “Beleza Americana”, “Gladiador”, “Uma Mente Brilhante”, “Chicago”, “O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei”, “Quem quer Ser um Milionário?”, “O Artista”, “Argo”, “12 Anos de Escravidão” e “Moonlight – Sob a Luz do Luar”.

MELHOR DIRETOR
Taxa de Acertos: 50% (9 de 18 acertos)
Vencedores em Comum: Sam Mendes, por “Beleza Americana”, Peter Jackson, por “O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei”, Clint Eastwood, por “Menina de Ouro”, Ang Lee, por “O Segredo de Brokeback Mountain”, Martin Scorsese, por “Os Infiltrados”, Danny Boyle, por “Quem Quer ser um Milionário?”, Alfonso Cuáron, por “Gravidade”, Alejandro González Iñarritu, por “O Regresso”, Damien Chazelle, por “La La Land”.

MELHOR ATOR
Taxa de Acertos: 83,3% (15 de 18 acertos)
Vencedores em Comum: Kevin Spacey, por “Beleza Americana”, Russell Crowe, por “Uma Mente Brilhante”, Sean Penn, por “Sobre Meninos e Lobos”, Jamie Foxx, por “Ray”, Philip Seymour Hoffman, por “Capote”, Forest Whitaker, por “O Último Rei da Escócia”, Daniel Day-Lewis, por “Sangue Negro”, Jeff Bridges, por “Coração Louco”, Colin Firth, por “O Discurso do Rei”, Jean Dujardin, por “O Artista”, Daniel Day-Lewis, por “Lincoln”, Matthew McConaughey, por “Clube de Compras Dallas”, Eddie Redmayne, por “A Teoria de Tudo”, Leonardo DiCaprio, por “O Regresso”, Casey Affleck por “Manchester à Beira-Mar”.
Curiosidade: somente 2 foram vencedores da categoria de Melhor Ator Comédia/Musical no Globo de Ouro: Jamie Foxx e Jean Dujardin.

MELHOR ATRIZ
Taxa de Acertos: 88,8% (16 de 18 acertos)
Vencedoras em Comum: Hilary Swank, por “Meninos Não Choram”, Julia Roberts, por “Erin Brockovich”, Nicole Kidman, por “As Horas”, Charlize Theron, por “Monster – Desejo Assassino”, Hilary Swank, por “Menina de Ouro”, Reese Whiterspoon, por “Johnny & June”, Helen Mirren, por “A Rainha”, Marion Cotillard, por “Piaf – Um Hino ao Amor”, Sandra Bullock, por “Um Sonho Possível”, Natalie Portman, por “Cisne Negro”, Meryl Streep, por “A Dama de Ferro”, Jennifer Lawrence, por “O Lado Bom da Vida”, Cate Blanchett, por “Blue Jasmine”, Julianne Moore, por “Para Sempre Alice”, Brie Larson, por “O Quarto de Jack”, Emma Stone, por “La La Land”.
Curiosidade: somente 4 foram vencedoras da categoria de Melhor Atriz Comédia/Musical no Globo de Ouro: Reese Whiterspoon, Marion Cotillard, Jennifer Lawrence e Emma Stone.

MELHOR ATOR COADJUVANTE
Taxa de Acertos: 72,2% (13 de 18 acertos)
Vencedores em Comum: Benicio Del Toro, por “Traffic”, Jim Broadbent, por “Iris”, Chris Cooper, por “Adaptação”, Tim Robbins, por “Sobre Meninos e Lobos”, George Clooney, por “Syriana”, Javier Bardem, por “Onde os Fracos Não Têm Vez”, Heath Ledger, por “Batman – O Cavaleiro das Trevas”, Christoph Waltz, por “Bastardos Inglórios”, Christian Bale, por “O Lutador”, Christopher Plummer, por “Toda a Forma de Amor”, Christoph Waltz, por Django Livre”, Jared Leto, por “Clube de Compras Dallas”, J.K Simmons, por “Whiplash”.

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Taxa de Acertos: 61,1% (11 de 18 acertos)
Vencedores em Comum: Angelina Jolie, por “Garota, Interrompida”, Jennifer Connely, por “Uma Mente Brilhante”, Renée Zellweger, por “Cold Mountain”, Rachel Weisz, por “O Jardineiro Fiel”, Jennifer Hudson, por “Dreamgirls”, Kate Winslet*, por “O Leitor”, Mo´Nique, por “Preciosa”, Melissa Leo, por “O Lutador”, Octavia Spencer, por “Histórias Cruzadas”, Anne Hathaway, por “Os Miseráveis”, Patricia Arquette, por “Boyhood”, Viola Davis, por “Um Limite Entre Nós”.
Curiosidade: Kate Winslet ganhou o prêmio de Melhor Atriz no Oscar por “O Leitor”.