Estão abertas as inscrições para o Laboratório de Roteiros Audiovisuais, parte da programação da 18ª Goiânia Mostra Curtas. Composta por quatro módulos distintos de consultorias individuais de roteiros, com duração de 2 horas, os interessados em participar devem se inscrever pelo site do festival até o dia 31 de agosto. As consultorias serão realizadas nos dias 4 e 5 de outubro, durante o festival de curtas-metragens. No dia 6 de outubro, todos os integrantes participarão juntos de um pitch, um tipo de defesa oral do projeto frente à banca, composta pelos consultores e mais um convidado, que terá duração de 3 horas. O laboratório será realizado na Vila Cultural Cora Coralina.

As modalidades oferecidas pelo laboratório são Roteiro para Animação, com o diretor e produtor Cesar Cabral; Roteiro Cinematográfico (ficção e documentário), com a diretora e roteirista Thais Fujinaga; Roteiro para Websérie (ficção e documentário), com o roteirista Thiago Fogaça, e ainda Roteiro para Séries de TV (drama e humor), com a roteirista Renata Corrêa. Serão três vagas para cada modalidade, sendo 60% reservada para roteiristas, estudantes, diretores, profissionais do audiovisual que residam no estado de Goiás.

“Serão duas horas de consultoria individual com nomes importantes do audiovisual, uma oportunidade ímpar para quem deseja aperfeiçoar e qualificar seu roteiro, receber dicas valiosas e ainda criar uma rede de contatos,” explica Maria Abdalla, diretora geral da Goiânia Mostra Curtas. Um projeto de cada consultoria receberá o certificado atestando a qualidade do trabalho desenvolvido, que será entregue ao vencedor na cerimônia de encerramento da 18ª Goiânia Mostra Curtas, no dia 7 de outubro de 2018, às 20h, no Teatro Goiânia.

Cada participante poderá inscrever um argumento, uma espécie de pré-roteiro, e roteiro, se houver, de até 10 páginas, em um único módulo. A escolha dos projetos selecionados fica a cargo dos próprios consultores. A lista de selecionados e suplentes será disponibilizada no site do festival, no dia 13 de setembro. Será cobrada a taxa de R$80,00 de cada participante selecionado.

Time de peso

Profissionais qualificados participam do laboratório, com o intuito de contribuir na formação de mão-de-obra para o mercado do audiovisual em Goiás. O diretor e produtor César Cabral é formado em Cinema pela Universidade de São Paulo, atua como diretor, animador e produtor em projetos para Cinema e Televisão. É sócio da produtora Coala Filmes. A diretora e roteirista Thais Fujinaga é graduada pela ECA-SP e já realizou quatro curtas, sendo que os dois últimos, “L” e “Os Irmãos Mai”, participaram de dezenas de festivais de ganharam, juntos, mais de 60 prêmios e menções especiais com destaque para: 62º Festival de Berlim, 44º Festival de Brasília, 26º Festival de Cine de Mar del Plata, 33º Festival de Havana, entre outros. Thiago Fogaça é formado em Cinema pela FAAP, Thiago Fogaça fez Mestrado de Roteiro na New York Film Academy de Los Angeles. Ao retornar ao Brasil, ensinou no MIS, Senac, Cine-Sesc, Escola São Paulo, AIC, Casa do Saber e FAAP. Renata Corrêa é carioca e roteirista. Ao concluir a faculdade de cinema, tornou-se roteirista residente da MTV, trabalhando em programas como 15 Minutos e Comédia, ambos vencedores do prêmio da APCA. No cinema, desenvolveu o argumento do livro “Mãos de Cavalo”, de Daniel Galera que deu origem ao filme Prova de Coragem (Schmiedt Produções), longa de abertura do festival de Montreal.

com informações de assessoria

Facebook Comments