A parceria entre o governo brasileiro e a Escola de Cinema e TV de Cuba (EICTV) terminou após 30 anos. Através da Secretaria do Audiovisual, o Ministério da Cultura oferecia bolsas de até 75% do total das matrículas. As informações são do site da própria escola.

As bolsas faziam o custeio dos valores integrais dos dois últimos anos e de parte do primeiro do curso. Os brasileiros selecionados para irem à Cuba estudar cinema tinham direito à hospedagem, alimentação, transporte entre Havana e San Antonio de los Baños, assistência médica e material para produção de cinema e vídeo. O curso completo custa 15 mil euros (5 mil euros por ano).

Importantes nomes do cinema amazonense como, por exemplo, Aldemar Matias e Zeudi Souza, estudaram no local. A EICTV completou 30 anos de existência em 2016. O espaço surgiu a partir de um  projeto de Fidel Castro, do escritor Gabriel García Márquez e do cineasta Fernando Birri de transformar um pequeno povoado a 30 quilômetros de Havana em uma formadora de profissionais do cinema.

As inscrições para o processo seletivo do triênio 2017/2020 seguem até o dia 3 de março no site da EICTV Brasil. O participante poderá optar pelos cursos de Direção, Produção, Roteiro, Fotografia, Som, Documentário, Edição e TV e Novas Mídias na EICTV. As provas acontecem nos dias 17 e 18 de março, nas cidades de Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Florianópolis (SC), Belém (PA) e Brasília (DF).

com informações do site Assiste Brasil