Contestado por críticos do mundo inteiro no Festival de Cannes 2014 e alvo de críticas por parte dos envolvidos na história contada no filme, “Grace de Mônaco” será lançado diretamente na TV paga americana. Longa estrelado por Nicole Kidman vai ser exibido pelo canal Lifetime no dia 25 de maio.

Produção dirigida por Olivier Dahan acompanha o envolvimento da ex-estrela de Hollywood e princesa de Mônaco Grace Kelly nas negociações sobre o polêmico embate sobre as leis fiscais ocorrido no início da década de 60 entre seu marido, o príncipe de Mônaco Rainier III, e o presidente da França, Charles De Gaulle.

Filme estava previsto para chegar aos cinemas americanos em novembro de 2013 para conseguir espaço na corrida pelo Oscar, porém, acabou sendo adiado para a primavera de 2014. No ano passado, as críticas da família real de Mônaco ao filme dificultaram ainda mais o lançamento de “Grace de Mônaco”.

Durante o Festival de Cannes de 2014, Nicole Kidman lamentou toda a polêmica causada pelo projeto. “Quero dizer, obviamente, que sinto-me triste porque eu acho que o filme não tem maldade em relação à família real, especialmente para com Grace Kelly ou [príncipe] Rainier. É uma história com elementos ficcionais e, por isso, há liberdades dramáticas durante o filme”.

Com essa decisão nos EUA, as chances de “Grace de Mônaco” estrear nos cinemas brasileiros reduzem bastante.