A atriz Emma Watson lançou nesta semana uma campanha em prol da igualdade entre os gêneros e fez um discurso bastante elogiado como Embaixadora da Boa Vontade da Organização das Nações Unidas (ONU). A atitude irritou um participante do fórum 4chan, site no qual hackers têm publicado fotos íntimas de celebridades sem permissão. Ele promete “vazar” imagens da atriz como represália por seu posicionamento a favor do feminismo.

Para aumentar ainda mais o nível de absurdo, foi criado o site “Emma, you are next” (“Emma, você é a próxima”, em português). Lá consta uma contagem regressiva para a publicação das fotos. Ainda não se sabe se a ameaça é real ou uma brincadeira de mau gosto.

No último sábado (20), Watson lançou a campanha HeForShe (Ele Para Ela, em português). A iniciativa pretende divulgar a igualdade entre gêneros, destacando como tanto homens quanto mulheres sofrem por conta da discriminação. Após o discurso no qual abordou o tema na sede da ONU, a atriz foi aplaudida por mais de 10 minutos.

ATUALIZAÇÃO:

O site Emma, you are next revelou-se uma estratégia de marketing on-line realizada pela empresa Rancic, contratada por representantes de celebridades. O objetivo seria tentar chamar a atenção para a suposta necessidade de fechamento do site 4chan, no qual foram publicadas centenas de imagens íntimas de celebridades recentemente.

Há rumores de que vários hackers que fazem parte do 4chan vão realizar uma invasão ao site da Rancic. Eles também acusam a empresa de manipular informações junto à Fox Weekly e de trabalhar veladamente a favor do governo dos EUA. Vale lembrar que o 4chan é tido como o berço inicial do Anonymous, comunidade on-line descentralizada envolvida com as mais variadas atividades, de auxílio à propagação de informações durante protestos populares no Brasil, EUA, Irã e Egito, assim como apoio ao Wikileaks, que publica documentos secretos vazados de governos ou empresas sobre assuntos sensíveis.

Facebook Comments