“Game of thrones”, série da rede de TV a cabo HBO que é parcialmente filmada na Irlanda do Norte, não será afetada pela decisão do Reino Unido de sair da União Europeia (UE), informou nesta sexta-feira (24) a emissora. O comunicado tem o objetivo de acabar com a especulação de que a série perderia financiamento da UE.

Nesta quinta-feira (23), os britânicos votaram em referendo e tomaram a decisão histórica de deixar a UE. Segundo economistas e líderes do governo, isso deixa dúvidas sobre as perspectivas de crescimento para a quinta maior economia do mundo e pode ofuscar sua capacidade de atrair investidores.

O resultado também pode desencorajar os estúdios de Hollywood e redes de TV cabo de filmar séries e filmes no Reino Unido, em parte porque o país não teria mais acesso a subsídios europeus.

A série recebeu suporte apoio Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia nos seus primeiros anos, confirmou a HBO, mas o fundo não forneceu apoio para as últimas temporadas.

“Não prevemos que o resultado do referendo da UE terá qualquer efeito material sobre a produção da HBO de ‘Game of thrones'”, disse a emissora em um comunicado.

Especulação
Com o resultado do histórico referendo, rapidamente se espalhou o boato de que a decisão afetaria “Game of thrones”, produção de maior audiência da HBO, com mais  20 milhões de espectadores por episódio na temporada passada.

No entanto, a série deve continuar a receber financiameno por parte do Reino Unido, incluindo do Northernt Ireland Screen (NIS), que fornece apoio do governo a empresas locais. E entidade é mantida pela Irlanda do Norte, que faz parte do Reino Unido e é uma das principais locações de “Game of thrones”.

Nesta sexta, o NIS emitiu um comunicado dizendo que a organização “não usa veba de programas financiados pela UE”.

Além disso, a maioria dos eleitores da Irlanda do Norte, um dos quatro países que integram o Reino Unido, votaram para permanecer na UE.

Inspirada dos livros de George R. R. Martin, “Game of thrones” está atualmente em sua sexta temporada. Cada episódio tem orçamento estimado em U$ 10 milhões.

da Agência Reuters