Projeto de cinema do Instituto Cultural Brasil EUA (ICBEU), o Movie Club destaca, nesta quinta-feira (14), “Green Book – O Guia”. A exibição do filme ganhador do Oscar 2019 acontece a partir das 17h na Hollywood Room, no prédio do ICBEU, localizado na Avenida Joaquim Nabuco, 1286, no Centro de Manaus. Com áudio original e legendas em inglês, a sessão é aberta para o público em geral.

O Movie Club existe há 11 anos no ICBEU Manaus e ajuda tanto a fortalecer o aprendizado do inglês quanto serve para difundir a cultura americana através de importantes filmes de Hollywood. As sessões acontecem semanalmente, sempre às quintas-feiras, às 17h, e, antes da exibição, são feitas perguntas sobre detalhes do longa e curiosidades relativa aos atores. Quem acerta leva brindes.

A iniciativa mantém a tradição do instituto com o cinema, de acordo com uma das idealizadoras do Movie Club, Cláudia Malheiros. “O surgimento do ICBEU em Manaus começou de um clube de pessoas apaixonadas por inglês, coordenado pelo professor Ruy Alencar. A exibição de filmes estava entre essas atividades”, disse. “O instituto é uma ferramenta para abrir portas para o mundo. Nossa filosofia é que somos muito mais que uma escola de inglês”.

Segundo Cláudia, “Bohemian Rhapsody” e “Nasce uma Estrela” foram os primeiros filmes exibidos neste ano e “Aquaman” será o próximo no dia 21 de março. “Os filmes da Marvel fazem o maior sucesso e sempre lotam, mas, todos da série “Star Wars” não ficam para trás”, afirmou, completando que a saga “Crepúsculo” também levou um ótimo público ao Hollywood Room, sala toda decorada tematicamente com posters de filmes.

FILM FESTIVAL

O Movie Club não é a única atividade relacionada a cinema no ICBEU Manaus: em fevereiro deste ano, o instituto realizou a primeira edição do Film Festival. Produzidos pelos próprios alunos, os curtas tinham, no máximo, três minutos de duração e todos eram roteirizados e falados na língua inglesa. Em um cheio auditório Ruy Alencar, localizado na sede do ICBEU, os sete melhores filmes participaram da grande noite de premiação ocorrida no dia 23 de fevereiro, véspera do Oscar 2019. As produções disputaram uma mostra competitiva em categorias como Melhor Filme, Direção, Ator, Atriz, Roteiro, Júri Popular, entre outras.

O Film Festival teve uma preparação profissional: para melhor preparar os participantes, o ICBEU realizou workshops sobre linguagem cinematográfica, efeitos visuais, edição e roteiro, este último ministrado pelo dramaturgo e produtor audiovisual local Sérgio Cardoso. “Fizemos também um edital com todas as regras bem claras e as categorias da premiação bem definidas”, explica uma das idealizadoras do evento, a professora Gabriella Nobre.

O suspense gravado no Teatro Amazonas, “The Blood Glove”, foi o grande vencedor ao levar Melhor Filme, Direção e Roteiro. Abordando a gordofobia no curta “Change of Seasons”, Nicole Baracho venceu como Melhor Atriz, enquanto Juliano Portela, de “Fake Life”, recebeu o prêmio de Melhor Ator. Os ganhadores receberam de bolsas de estudo no ICBEU a prêmios em dinheiro e até câmeras Go Pro e iPads.

“O Film Festival foi baseado no Oscar para dar um gostinho a eles de vivenciar uma noite igual ocorre em Hollywood. Durante o processo, os estudantes puderam trabalhar muitos outros aspectos, especialmente, a criatividade e o uso da tecnologia audiovisual. Isso ajuda a ampliar o campo educacional para além da sala de aula”, completou. O sucesso do evento já leva o instituto a pensar na segunda edição do ICBEU Film Festival.

CONFIRA OS FILMES VENCEDORES DO ICBEU FILM FESTIVAL:

CONFIRA TAMBÉM: