A empresa canadense IMAX, responsável pela criação das telas em formato gigante, bateu o recorde de arrecadação no ano de 2015, alta que se deve principalmente ao lançamento do blockbuster Star Wars – O despertar da Força, em dezembro. As bilheterias do ano passado chegaram a US$ 1 bilhão, um aumento de 31% em relação a 2014.

Franquias de grande porte como Jurassic WorldVelozes e Furiosos 7 e Vingadores – Era de Ultron também tiveram participação considerável no crescimento da renda do IMAX. Além disso, o ano passado foi marcado pela expansão da empresa no mercado chinês, que lançou ações na bolsa de Hong Kong. As receitas correspondentes aos últimos três meses do ano somaram em US$ 119,3 milhões, 16,5% a mais que no mesmo período de 2014.

O último ano também contou com a inauguração de 136 cinemas IMAX ao redor do mundo, superando as mil telas. Richard L. Gelfond, presidente da companhia, disse ao site The Wrap que novas franquias de peso agendadas para 2016 e 2017 vão garantir a sustentação nos próximos anos.

No Brasil, a tecnologia chegou em 2009 e hoje são 12 salas equipadas com as telas gigantes. O IMAX está presente em 67 países, com 1.061 cinemas.

do site Filme B