O Irã entrou forte na briga pelo Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Em busca da segunda estatueta, o país definiu “The Salesman” com o representante do país na disputa. O longa é dirigido por Asghar Farhadi, cineasta do já clássico e vencedor da categoria “A Separação”. As informações são do site The Hollywood Reporter.

“The Salesman” traz a história de Emad (Shahab Hosseini) e Rana (Taraneh Alidoosti). Casados, eles encenam a montagem da peça teatral “A Morte do Caixeiro Viajante”, de Arthur Hiller. Um dia, eles são surpreendidos com o alerta para que eles e todos os moradores do prédio em que vivem deixem o local imediatamente. O problema é que, devido a uma obra próxima, todo o prédio corre o risco de desabamento. Diante deste problema, Emad e Rana passam a morar, provisoriamente, em um apartamento emprestado. É lá que Rana é surpreendida com a entrada de um estranho no banheiro, justamente quando está tomando banho. O susto faz com que ela se machuque seriamente e vá parar no hospital. Entretanto, é o trauma do ocorrido que afeta, cada vez mais, suas vidas.

A produção recebeu dois prêmios no último Festival de Cannes: (melhor roteiro e ator para Shahab Hosseini). Ainda sem data de lançamento, “The Salesman” será distribuído no Brasil pela Providence Filmes.