Agora que “Star Wars: O Despertar da Força” chegou aos cinemas fazendo a felicidade dos fãs e do estúdio Disney, a pressão sobre o diretor J. J. Abrams se dissipou. Abrams sempre disse que não ia querer dirigir os próximos capítulos desta nova trilogia – afinal, além da pressão a experiência foi até fisicamente difícil, com o diretor sofrendo uma lesão nas costas. Mas isso não quer dizer que ele não tenha um sentimento de arrependimento de vez em quando.

Esse sentimento foi revelado pelo ator e amigo de Abrams, Greg Grunberg, que participa de “O Despertar da Força” como o piloto Snap Wexley. Grunberg disse ao Washington Post que Abrams leu o roteiro do “Episódio VIII” e completou: “Ele leu e disse algo que nunca diz, ‘É tão bom que queria eu mesmo fazê-lo’. Ele pode ter dito isso uma vez em ‘Lost’, sobre um roteiro de Damon [Lindelof], mas nunca o vi expressar arrependimento desse jeito”.

O “Episódio VIII” será dirigido por Rian Johnson, que também assina o roteiro. Johnson é conhecido pelos filmes “Vigaristas” (2008) e “Looper: Assassinos do Futuro” (2012), além de ter dirigido alguns dos melhores episódios da série “Breaking Bad”. O trabalho de produção do “Episódio VIII” já começou, com algumas cenas de Luke Skywalker (Mark Hamill) rodadas na ilha de Skellig Michael na Islândia. A fotografia principal começa na próxima primavera.

J. J. Abrams permanecerá em “Star Wars” como produtor executivo dos Episódios VIII e IX. O “Episódio IX” será dirigido por Colin Trevorrow, do sucesso “Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros” (2015).