O clássico “O Segredo de Brokeback Mountain” completa 10 anos em 2015 e Jake Gyllenhaal aproveitou a ocasião para relembrar o colega Heath Ledger. No filme dirigido por Ang Lee, a dupla interpreta dois caubóis em um relacionamento americano no preconceituoso oeste dos Estados Unidos, em 1963.

Em entrevista ao Hollywood Reporter, Gyllenhaal afirmou que sempre admirou Heath Ledger. “Era um cara muito além de seu tempo. Eu não tinha certeza de onde ele veio. Quer dizer, eu sei que ele é de Perth (cidade da Nova Zelândia), mas eu não estava realmente certo de onde ele veio. Acho que esse é o sentimento da maioria das pessoas quando estavam ao redor dele e a razão dele ser tão extraordinário“, declarou, salientando que os dois já eram amigos antes das filmagens.

Para Jake Gyllenhaal, o roteiro de “O Segredo de Brokeback Mountain” foi um dos melhores que já leu na vida e a oportunidade de trabalhar com Ang Lee e Heath Ledger o animaram a aceitar o papel de Jack Twist. “Quando a oportunidade chegou, eu era um ator muito jovem. A resposta veio de imediato: ‘Sim, estou dentro’. Eu sabia que muito havia sido pensado até a escolha, mas não me assustava. Você sabe que é um personagem marcante porque é ele o mais abertamente gay dos dois. A pessoa que está lutando menos contra o fato de ser homossexual. Era um caminho interessante para percorrer ser aquele que puxa a relação”, afirma.

Quando perguntado pelo Hollywood Reporter sobre quando estrelas de Hollywood poderão afirmar serem gays sem problemas para as respectivas carreiras, Jake Gyllenhaal afirmou torcer por mudanças. “Acho que está mudando. E é impressionante como está mudando. Uma das coisas que me deixam mais orgulhoso de “O Segredo de Brokeback Mountain” foi ver como mudou ao longo desse tempo.  Quando a Suprema Corte dos EUA tratou sobre o tema recentemente, senti que, com o filme, fiz parte, pelo menos, mínima desse movimento. Eu estou orgulhoso, sabe? Para mim, é um momento incrível. Tivemos que esperar um pouco para isso. Quando vai ser normal um ator se assumir gay? Acredito que agora é a hora”, afirmou.