Os planos do cineasta James Cameron de filmar as continuações do seu mega-sucesso “Avatar” (2009) ficaram tão ambiciosos que acabaram sofrendo mudanças. Direto da Nova Zelândia, onde o primeiro filme foi rodado e a pós-produção dele foi realizada, o diretor anunciou que as três sequências – partes 2, 3 e 4 da história – foram adiadas em um ano. A princípio, “Avatar 2” estrearia no Natal de 2016. Agora a data de estreia passou para dezembro de 2017, e os demais filmes só sairão em 2018 e 2019.

Cameron afirmou que ainda há muito trabalho a ser feito tanto nos roteiros dos filmes quanto nos aspectos técnicos, como inovações no sistema de 3D e concepção de novas criaturas. “Há uma complexidade adicional ao tentar fazer a história funcionar como uma saga que estende por três filmes, em comparação a fazer um único filme que se sustente por si só”, disse o diretor.

James Cameron também conta com o apoio do estúdio 20th Century Fox, que está investindo muito dinheiro nas continuações e espera um sucesso tão grande quanto o do primeiro “Avatar”, que estourou nas bilheterias em 2009, superando até mesmo o épico anterior do cineasta, “Titanic” (1997). Agora, esse adiamento cria uma vaga no Natal de 2016, e não tardará até que algum estúdio anuncie um grande lançamento para essa época.