Há alguns dias foi divulgada a iniciativa da empresa Screening Room, do criador do Napster, Sean Parker – leia mais aqui. A ideia do Screening Room é a de disponibilizar grandes blockbusters de Hollywood em plataforma doméstica, ao mesmo tempo em que são lançados nos cinemas. Alguns grandes diretores de Hollywood se mostraram a favor da ideia – leia aqui – mas o “rei do mundo” James Cameron, simplesmente o criador das duas maiores bilheterias da história, “Titanic” (1997) e “Avatar” (2009), não gostou da idéia.

Cameron e seu produtor, Jon Landau, falaram ao site da Variety e reiteraram a crença de que filmes deveriam ser vistos, inicialmente, nas salas de cinema. “Sabemos que essa proposta está em estágio inicial e temos a obrigação de nos pronunciarmos contra ela”, disse Landau.

Ele completou: “Jim e eu permanecemos comprometidos com a santidade da experiência da tela grande. Para nós, de um ponto de vista financeiro e criativo, é essencial que os filmes sejam oferecidos exclusivamente nos cinemas no lançamento inicial. Não entendemos porque a indústria iria fornecer um incentivo ao público para pular a melhor forma de experimentar a arte pela qual trabalhamos tanto para criar”.

“Ninguém é contra assistir a filmes em casa, mas há uma sequência de eventos que leva a isso”, finalizou Landau. Atualmente, Landau e Cameron estão preparando as continuações de “Avatar”, que devem começar a ser produzidas em data ainda não definida – ainda não há previsão para os filmes chegarem às telas.