A tradição do Melhor Ator do ano passado anunciar a vencedora do Oscar de Melhor Atriz atual será quebrada em 2018. Acusado de assédio sexual contra mulheres no set de filmagem de “I´m Still Here”, Casey Affleck decidiu não apresentar a categoria temendo represálias do movimento #MeToo. A Academia divulgou quem serão as responsáveis pela missão: Jennifer Lawrence e Jodie Foster. As informações são do site da Variety.

Ganhadoras do Oscar, respectivamente, por “O Lado Bom da Vida” e “O Silêncio dos Inocentes”, Lawrence e Foster são duas grandes ativistas por maior igualdade entre gêneros em Hollywood. Outra novidade fica por conta do anúncio de Melhor Ator: Emma Stone dará vez para as lendas Jane Fonda e Helen Mirren.

A proposta da Academia com estas mudanças é demonstrar apoio e solidariedade ao movimento #MeToo e Time´s Up na busca por direitos iguais e o fim do assédio em Hollywood. O levante feminista no cinema americano após as revelações feitas de décadas de abuso de Harvey Weinstein contra mulheres.