Do colar de coral usado por Vivien Leigh em “…E o Vento Levou” aos brincos de ouro e gotas de pérola exibidos por Marilyn Monroe em “Os Homens Preferem As Loiras”, os adornos reluzentes feitos para as estrelas de Hollywood irão a leilão neste ano.

Cerca de 700 peças de bijuteria ornadas feitas pelo joalheiro Eugene Joseff serão exibidas no Museu Newbridge de Prataria de Ícones do Estilo, na Irlanda, de março a maio antes de serem postas à venda em novembro na casa de leilões Julien’s Auctions em Los Angeles.

“Comprar uma peça destas não é como comprar um colar de diamante da Cartier, você na verdade irá possuir um pedaço do legado de Hollywood”, disse Isabel Yeo, especialista em bijuterias da Julien’s Auctions’.

A casa ainda não estimou os preços das peças – as bijuterias não costumam ter pedras e metais preciosos.

Joseff fabricou bijuterias por encomenda para grandes estúdios durante os anos 1930 e 1940, os primeiros da Era de Ouro de Hollywood, emprestando os itens para que pudesse ficar com a maior parte de sua coleção. O joalheiro morreu em um acidente de avião no final da década de 1940, e as peças de sua coleção não haviam ido a leilão até agora.

Entre os destaques da venda estão a cigarreira gravada a ouro que Clark Gable usou em “…E o Vento Levou”, de 1939, e o colar de pérola e pedra azul de Bette Davis visto no filme “A Rainha Tirana”, de 1955.

da Agência Reuters