O musical “La La Land – Cantando Estações” e o drama “Moonlight” dominaram as indicações ao Globo de Ouro 2017, prêmio da Associação da Imprensa Estrangeira em Hollywood (HFPA, na sigla em inglês), anunciadas nesta segunda-feira (12).

“La La Land” concorre em sete categorias, como filme de comédia ou musical, direção (Damien Chanzelle), atriz (Emma Stone), trilha sonora, roteiro, ator (Ryan Gosling) e canção (“City of Stars”). Título premiados nos festivais de Veneza e Toronto e em premiações da crítica, o musical de Chanzelle acompanha um pianista de jazz (Gosling) e uma atriz iniciante (Stone) que se conhecem ao chegar em Los Angeles e se apaixonam perdidamente, mas têm dificuldades para fazer o relacionamento funcionar enquanto buscam o sucesso.

Já “Moonlight”, sobre um jovem negro descobrindo sua homossexualidade, aparece em seis categorias: filme dramático, direção (Barry Jenkins), trilha sonora original, ator coadjuvante (Mahershala Ali), roteiro e atriz coadjuvante (Naomie Harris). Muito elogiado e também vencedor de prêmios da crítica norte-americana, o filme vem ganhando força como concorrente ao Oscar 2017.

Embora o Globo de Ouro não tenha influência direta no Oscar, porque é escolhido por um grupo totalmente diferente de votantes, a premiação é vista como uma espécie de termômetro do prestígio dos filmes, e muitas indicações acabam se repetindo, especialmente na categoria de filmes dramáticos.

do site UOL