Na mesa-redonda realizada pelo Cine Set na semana passada, um dos vários tópicos discutidos tratou da produção da crítica cinematográfica em si. Como escrever um texto sobre um filme que fuja do lugar-comum? Muitas vezes, textos que se propõem como críticas não saem da discussão mais explícita e superficial, tratando da narrativa, do tema abordado e da opinião meramente pessoal, sem argumentos. A crítica aprofundada exige mais do que isso: é necessário ter bagagem, não só de filmes, mas de leituras. É preciso conhecer a linguagem cinematográfica de que se fala para poder discuti-la.

Em Lendo as Imagens do Cinema, os teóricos franceses Laurent Jullier e Michel Marie, ambos professores de estudos cinematográficos na Universidade de Sorbonne, se propõem a explorar os elementos básicos dessa linguagem, de forma que o leitor possa embarcar no mundo da análise fílmica. Um plano tem um motivo para ter sido filmado de um determinado jeito, e não de outro. O que há por trás das intenções do realizador em mostrar aquela cena e não outra? Como os elementos fílmicos trabalham para fazer o filme funcionar como um todo?

Os autores buscam responder perguntas como essa em um tom didático e leve, que estimule o leitor a abrir os olhos para esse processo da análise fílmica. Além disso, o texto fluido encontra a seu favor uma diagramação competente e atraente. A edição em português preparada pela Editora Senac São Paulo vem em um papel resistente e de qualidade, colorida. Ao contrário de muitos livros sobre cinema, este preza pelo visual, e lembra que, se estamos falando de filmes, é necessário trabalharmos com imagens – logo, há fotogramas de sobra para ilustrar os conceitos explanados pelos autores.

Outro diferencial da obra de Laurent Jullier e Michel Marie é partir para a prática depois de apresentar conceitos básicos da linguagem cinematográfica: os autores apresentam análises detalhadas de sequências retiradas de filmes clássicos e também de recentes sucessos de bilheteria, como Viagem à Lua, Cantando na Chuva, Titanic, O Senhor dos Anéis e até mesmo Shrek. A edição brasileira ainda inclui dois importantes filmes nacionais de bônus: Deus e o Diabo na Terra do Sol e Cidade de Deus. As análises, feitas praticamente quadro a quadro, são eficientes para ilustrar a importância de detalhes em cena para a construção do filme, como a posição da câmera, a iluminação e a montagem.

No mais, Lendo as Imagens do Cinema é um daqueles guias de linguagem cinematográfica que não soam cansativos e que podem abrir as portas para quem está começando a conhecer os segredos da tal da sétima arte. Ter um livro bem finalizado à disposição ajuda nesse processo – mesmo que o preço salgado não seja lá muito atrativo, ainda que à altura da edição.

Lendo as Imagens do Cinema

Autores: Laurent Jullier e Michel Marie

Editora: Senac São Paulo

Páginas: 285

Preço: de R$ 70 a R$ 90