O Brasil perdeu um dos maiores nomes da música nacional nesta sexta-feira (4): Luiz Melodia morreu aos 66 anos em decorrência do agravamento de um câncer na medula óssea. O cantor e compositor foi símbolo do elegante samba do Rio de Janeiro e encantava o público com seu jeito pacato e voz delicada, porém, forte.

Mesmo a música sendo mais forte, Luiz Melodia se aventurou nos cinemas. O carioca atuou em dois filmes: “Quase Irmãos” interpretando o personagem “Seu Jorge” e em “Casa de Areia” como Massu. Já nas trilhas sonoras, o músico esteve presente em “Como Nascem os Anjos”, “Cidade de Deus” e “Se eu fosse Você 2”.

Carreira

Nascido no Morro do Estácio, na zona central do Rio, em janeiro de 1951, Luiz Carlos dos Santos era filho do sambista Oswaldo Melodia e começou a carreira musical em 1964, quando formou a banda Os Instantâneos, ao lado dos amigos Manoel, Nazareno e Mizinho.

Tocando no morro, foi descoberto pelo poeta Wally Salomão, que o apresentou à cantora Gal Costa. Ela gravou a música Pérola Negra, de Melodia, no disco Gal a Todo Vapor, de 1972. Depois, Maria Bethania gravou Estácio, Holly Estácio e Melodia lançou o primeiro disco, Pérola Negra, em 1973.

Entre as canções de sucesso de uma consolidada carreira no Brasil e no exterior, estão também Codinome Beija-FlorNegro GatoJuventude Transviada e Ébano. Em mais de 40 anos de carreira, gravou 16 discos e teve participação em trilhas sonoras de 15 novelas ou minisséries.

com informações da Agência Brasil

Facebook Comments