A atriz americana Maggie Gyllenhaal e o ator mexicano Diego Luna serão jurados do Festival de Berlim. A dupla se junta ao diretor e presidente do júri Paul Verhoeven, o produtor tunisiano Dora Bouchoucha Fourati, o artista islandês Olafur Eliasson, a intérprete alemã Julia Jentsch e o cineasta e roteirista chinês Wang Quan’an. As informações são do site da Variety.

Todos eles serão os responsáveis por decidirem os ganhadores dos prêmios máximos do evento, o Urso de Ouro e Prata. Ao todo, serão 18 filmes em competição. A revelação dos ganhadores acontece no dia 18 de fevereiro.

O Brasil terá um representante na disputa: será “Joaquim”, de Marcelo Gomes. Com Julio Machado, Isabél Zuaa, Nuno Lopes e Rômulo Braga no elenco, a produção traz a história de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. O filme aborda o período em que o futuro rebelde toma consciência dos problemas trazidos pela exploração da Coroa Portuguesa. O Brasil já ganhou duas vezes o Urso de Ouro com “Central do Brasil”, em 1998, “Tropa de Elite”, em 2008.

Facebook Comments