Temporada de premiações é o período em que os cinéfilos de Manaus mais sofrem. Afinal de contas, diversos candidatos aos prêmios demoram para estrear, chegando atrasados ou até mesmo não sendo exibidos. 2019 não muda o cenário e dois importantes lançamentos nas salas nacionais ficarão ausentes da capital nesta quinta-feira (10): “A Esposa” e o japonês “Assunto de Família”.

Drama responsável por dar o primeiro Globo de Ouro nos cinemas para Glenn Close, “A Esposa” acompanha a história de Joan Castleman, uma mulher casada com um homem controlador e que não sabe como cuidar de si mesmo ou de outra pessoa. Ele é um escritor e está prestes a receber um Prêmio Nobel de literatura. Joan, que passou 40 anos ignorando seus talentos literários para valorizar a carreira do marido, decide abandoná-lo. O longa dirigido por Björn Runge deve render a inédita estatueta à atriz de sucessos como “Ligações Perigosas” e “Atração Fatal”.

Ganhador da Palma de Ouro do Festival de Cannes 2018, “Assunto de Família” é outra estreia fora do circuito de Manaus. Dirigido por Hirokazu Kore-eda, a produção após uma de suas sessões de furtos quando Osamu (Lily Franky) e seu filho se deparam com uma garotinha. A princípio eles relutam em abrigar a menina, mas a esposa de Osamu concorda em cuidar dela depois de saber das dificuldades que enfrenta. Embora a família seja pobre e mal ganhem dinheiro dos pequenos crimes que cometem, eles parecem viver felizes juntos até que um incidente revela segredos escondidos, testando os laços que os unem. A produção do Japão está pré-selecionada para concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

https://www.youtube.com/watch?v=PsSQaoGs-6s