Premiado no último Festival de Brasília e com muitos elogios da crítica, “Martírio” estreia nesta quinta-feira (11) em Manaus. A sessão diária será realizada no Cinépolis do Millenium Shopping, sempre às 14h20. A produção é dirigida pelo documentarista e indigenista Vincente Carelli.

O filme traz uma análise da violência sofrida pelo grupo Guarani Kaiowá, uma das maiores populações indígenas do Brasil nos dias de hoje e que habita as terras do centro-oeste brasileiro, entrando constantemente em conflito com as forças de repressão e opressão organizadas pelos latifundiários, pecuaristas e fazendeiros locais, que desejam exterminar os índios e tomar as terras para si.

“Todo dia, bate à porta das nossas consciências, através das redes sociais, a notícia de um assassinato brutal, de um violento despejo. Do outro lado, na grande imprensa, nas sentenças judiciais, nos discursos dos lobbistas do agronegócio, vemos a ignorância ou omissão total da história, a inversão cínica de papéis se apropriando da palavra “resistência”, frente ao suposto “terrorismo” dos índios. Fazer Martírio se tornou uma compulsão necessária para mim, que tenho a vida atada à deles, para Ernesto e Tita, que me acompanharam nessa jornada. Um compromisso moral, ético, político, e sobretudo afetivo, com os povos Guarani Kaiowá”, afirma o diretor.

“Martírio” recebeu os prêmios de Melhor Longa do Júri Popular e Oficial do Festival de Brasília, Melhor Documentário Brasileiro na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Melhor Filme e Imagem do evento Janela Internacional de Cinema do Recife, Melhor Longa Latino no Festival de Mar Del Plata, na Argentina, Melhor Filme do Júri e Público do Pachamama, entre outros.

IMPERDÍVEL!

Facebook Comments