Responsável por dar ao mundo mestres como Akira Kurosawa e Hayao Miyazaki, o cinema do Japão será tema de uma mostra em Manaus. O evento gratuito será realizado no Teatro Gebes Medeiros entre os dias 11 e 15 de setembro com sessões sempre a partir das 18h30.

Veja a programação abaixo:

Segunda-Feira (11/9) – “Em Busca das Estrelas” (2011), de Makoto Shinkai

Sinopse: Asuna é uma menina solitária que passa seus dias escutando a mesma música em um rádio especial. Ela ganhou o aparelho de seu pai, já falecido. Um dia, a garota é ameaçada por um estranho urso que tem assustado as pessoas de sua vila e é salva pelo jovem Shun, que pouco depois desaparece. A protagonista segue, então, em uma viagem fantástica para a terra de Agartha, onde aprenderá sobre as belezas e as crueldades do mundo.

Terça-Feira (12/9) – “O Lugar Prometido em Nossos Primeiros Dias” (2004), de Makoto Shinkai

Sinopse: Após a Segunda Guerra Mundial, o Japão foi dividido em duas partes. No norte foi erguida uma enorme torre e assomada através do horizonte para todos verem. E na parte meridional, três adolescentes (Hiroki, Takuya e Sayuri) tentam construir um avião para um dia voarem para esta torre. Mas existe mais a respeito desta gigantesca torre agourenta no céu do que eles poderiam imaginar, e seu poder ameaçaria quebrar uma promessa feita entre eles em seus primeiros dias.

Quarta-Feira (13/9) – “Balada” (2009), de  Takashi Yamazaki

Sinopse: O general Ijiri (Kusanaga Tsuyoshi), de Kasuga, é um guerreiro feroz cuja bravura em campo de batalha lhe rendeu o título de “demônio”. Em matéria de amor, porém, ele não pode avançar nem recuar. Ijiri e a princesa Ren (Yui Aragaki) se amam desde crianças, mas são afastados por diferenças de classe. Para proteger seu clã, Ren aceita se casar com um poderoso senhor da guerra, Ohkura de Kitiganto (Takao Osawa). Porém quando um garoto chamado Shinichi aparece, revirando o tempo e o espaço, os destinos de Ren, Ijiri e Ohkura se modificam.

Quinta-Feira (14/9) – “Ferrovia Hankyu: Um Milagre De 15 Minutos” (2011), de Miyake Yoshishige

Sinopse: O filme acompanha a vida de várias pessoas que se locomovem pela Linha Imazu da Hankyu Railway, que liga as cidades de Nishinomiya e Takarazuka na prefeitura de Hyogo. Um dos passageiros é Shoko, uma trabalhadora de escritório em seus 30 anos que perdeu seu namorado para uma colega mais jovem e uma estudante universitária que é facilmente persuadida pelo seu namorado controlador. Outros passageiros incluem uma avó e neta, uma dona de casa, uma estudante do ensino médio, e outra estudante universitário otaku. Embora as viagem do trem durem apenas 15 minutos entre as duas estações, a vida dessas passageiras são alteradas conforme elas interagem.

Sexta-Feira (15/9 – “Três Para a Estrada” (2007), de 

Comédia de época produzida em 2007 que mistura comédia pastelão com contos clássicos japoneses, através da viagem de três amigos que percorrem, de maneira divertida, o Japão da época feudal.

Facebook Comments