Depois de vencer dois prêmios e receber duas menções honrosa no 11º Festival de Cinema de Triunfo, em Pernambuco, “Maria”, agora, viaja para o Centro-Oeste brasileiro. A produção dirigida por Elen Linth representa o cinema amazonense no 18ª Goiânia Mostra Curtas. Ao todo, serão exibidos 76 filmes durante o evento goiano previsto para acontecer entre os dias 2 e 7 de outubro.

Durante os seis dias de mostra, o público poderá conferir gratuitamente produções audiovisuais de 15 estados brasileiros e o Distrito Federal. Para as mostras competitivas, serão exibidos 42 curtas de ficção, 17 animações, 13 documentários e 4 experimental. Neste ano, 999 curtas-metragens de 25 estados, além do Distrito Federal, foram enviados à curadoria da mostra. Do número total de filmes selecionados, 41 produções contam com mulheres à frente da sua direção. “Chegar à 18ª edição da Goiânia Mostra Curtas e poder contemplar diferentes formatos e gêneros de curtas-metragens e, ainda, ter a oportunidade de apresentar um panorama amplo de diversas regiões brasileiras é muito gratificante. Esse número expressivo de inscrições para o festival e a participação de quase todos os estados demonstram a evolução no cenário audiovisual brasileiro”, declarou a diretora do evento, Maria Abdalla.

Além dos filmes, a 18ª Goiânia Mostra Curtas oferece atividades de formação para profissionais e interessados em atuar na área audiovisual, como debate, encontro de realizadores de filmes, painéis, masterclass, oficinas, lançamentos literários e ainda o laboratório de roteiros audiovisuais, cujas inscrições estão abertas até 31 de agosto.

Trajetória de sucesso de “Maria”

A carreira de “Maria” traz participações no 11º FOR RAINBOW, Mostra Ela na Tela, Mostra Fronteiras Imaginárias do Festival Visões Periféricas, 3º Petit Pavé – Festival de Cinema Independente de Curitiba, 12º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões (PI), Mostra Emponderadas, dois prêmios V Recifest: Festival de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero, entre outros. Ganhador do júri popular da Mostra do Cinema Amazonense 2017 e do júri do Festival Olhar do Norte 2018, “Maria” retrata a história de Maria Moraes e seus processos de resistência enquanto travesti na cidade de Manaus. O documentário referenda as pesquisas em direito à cidade, conflitos urbanos e discriminação por endereço em abordagem conjunta à poética da personagem que também é roteirista junto com Elen Linth no projeto. A protagonista também recebeu um prêmio pela atuação dela no filme.

VEJA MAIS DETALHES 

BALANÇO TOTAL DA SELEÇÃO DE FILMES
Total de filmes: 76 filmes de 15  estados brasileiros e Distrito Federal
Mostras competitivas: 38
Mostra Especial: 12
Abertura: 1

BALANÇO TOTAL POR GÊNERO:
Ficção: 42
Animação: 17
Documentário: 13
Experimental: 4

Balanço Curta Mostra Brasil
36 filmes
15 estados diferentes e Distrito Federal
23 curtas-metragens dirigidos por mulheres

Balanço Curta Mostra Goiás
12 filmes goianos
2 curtas-metragens dirigidos por mulheres

Balanço Curta Mostra Animação
15 filmes
6 estados diferentes
4 curtas-metragens dirigidos por mulheres

Balanço 17ª Mostrinha
– 6 filmes
– 4 estados diferentes
– 5 curtas-metragens dirigidos por mulheres

Balanço Curta Mostra Cinema nos Bairros
– 8 filmes
– 5 estados diferentes
– 3 Curtas-metragens dirigidos por mulheres

Balanço Curta Mostra Especial (não competitiva)
– 12 filmes
–  5 estados diferentes
– 10 curtas-metragens dirigidos por mulheres