Grandes players do audiovisual brasileiro estão confirmados em painéis e debates para a terceira edição do Matapi 2020, o maior evento de mercado do setor na Região Norte do Brasil. Os destaques ficam por nomes conhecidos como a Globo News, principal canal de notícias da TV Paga brasileira, o popular Kondzilla Records e Portal KondZilla, maior produtora de conteúdo voltada para o jovem de favela brasileira e responsável por agenciar dezenas de estrelas do funk, o Canal Brasil, emissora voltada para o cinema nacional, a Endemol, criadora de sucessos como “Big Brother” e “Masterchef”, e a Todes Play, plataforma global de filmes, séries e produções audiovisuais via streaming.
A KondZilla estará no painel “Papo de Mercado com Kondzilla”, que traz como convidadas as diretoras de vídeo do Portal, Vanessa Coscia e Nayara Macedo. Durante o bate-papo, elas irão compartilhar suas experiências e debater outras formas de modelagem de negócios, não necessariamente para TV ou cinema, utilizando-se da internet como ferramenta de produção e difusão de conteúdo. A conversa acontece na próxima quarta-feira (25/11), das 15h às 16h (horário de Brasília), na plataforma Zoom.
Logo em seguida, a partir das 17h na quarta-feira (25), é a vez da Globo News. O canal de notícias participa do Painel sobre documentários com Renée Castelo Branco e Ledu Garcia. Além da cobertura jornalística de grandes eventos nacionais e internacionais, a emissora canal coproduz documentários com produtoras independentes através da parceria GloboNews/Globo Filmes, que existe há cinco anos. Mais de cem documentários já foram aprovados.
Representatividade é a principal pauta da Todes Play, plataforma global de filmes, séries e produções audiovisuais via streaming que também é presença confirmada no Matapi. Com o objetivo de contribuir e consolidar um mercado mais representativo, a Todes Play é um espaço revolucionário e importante de conservação, memória e preservação da narrativa identitária, onde passado, presente e futuro se conectam. No evento, estarão presentes a CEO Viviane Ferreira e a Gestora de Desenvolvimento de Negócios, Thais Scabio. A apresentação acontece na quinta-feira (26/11), das 15h às 16h (horário de Brasília).
Responsável por trazer ao país formatos internacionais, adaptando-os ao mercado local, como “MasterChef” e “Big Brother”, a Endemol Shine Brasil participa do Mercado Audiovisual do Norte na sexta-feira (27/11), também das 15h às 16h (Horário Brasília). A CEO Juliana Algañaraz e o VP de Criação, Eduardo Gaspar, irão mostrar como uma empresa de alcance global atua, apresentando caminhos inspiradores para que profissionais do audiovisual se sintam motivados a produzir, entender modelos de negócios e aprimorar práticas. Entre os sucessos mundiais da Endemol Shine estão ainda “Survivor”, “The Kardashians”, “Wife Swap”, “Extreme Makeover”, ”Peaky Blinders”, “Versailles” e “Mr. Bean”.
O Canal Brasil é, hoje, o canal responsável pela maior parte das parcerias entre TV e cinema do país e um dos maiores do mundo, com mais de 300 longas-metragens coproduzidos só nos últimos 10 anos. No ar há duas décadas, apresenta uma programação composta por muitos discursos, que se traduzem em filmes dos mais importantes cineastas brasileiros, e de várias fases do cinema nacional, além de programas de entrevista e séries de ficção e documentais.
Durante o Matapi, a coordenadora de aquisição de conteúdo, Camila Lamha, irá compartilhar com os participantes o que o Canal Brasil busca em projetos, qual o interesse pela região, o que é preciso para submeter projetos e como produtores podem acessá-los, além de apresentar alguns de seus cases. O painel “Papo de Mercado com Canal Brasil” acontece no sábado (28/11), das 13h às 14h (horário de Brasília).
COMO PARTICIPAR
Os passaportes para o Matapi com direito a Mesas, Painéis, Diálogos Formativos, Clínicas Jurídicas, Espaço Conexões e Festa Virtual estão à venda até o dia 24 de novembro. Custam R$ 50 para estudantes e R$ 100 para profissionais do setor e demais interessados de todo o Brasil. (Clique aqui para comprar).
Todas as atividades serão realizadas de forma 100% online, via Zoom.
O Matapi é uma realização da Leão do Norte Consultorias e Produções Audiovisuais e da Dabacuri Produções e conta com o patrocínio da Videocamp e apoio do Projeto Paradiso, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Sebrae AM e CONNE.