Grandes players do audiovisual brasileiro estão confirmados em painéis e debates para a terceira edição do Matapi 2020, o maior evento de mercado do setor na Região Norte do Brasil. Os destaques ficam por nomes conhecidos como a Globo News, principal canal de notícias da TV Paga brasileira, o popular Kondzilla Records e Portal KondZilla, maior produtora de conteúdo voltada para o jovem de favela brasileira e responsável por agenciar dezenas de estrelas do funk, o Canal Brasil, emissora voltada para o cinema nacional, a Endemol, criadora de sucessos como “Big Brother” e “Masterchef”, e a Todes Play, plataforma global de filmes, séries e produções audiovisuais via streaming.

A KondZilla estará no painel “Papo de Mercado com Kondzilla”, que traz como convidadas as diretoras de vídeo do Portal, Vanessa Coscia e Nayara Macedo. Durante o bate-papo, elas irão compartilhar suas experiências e debater outras formas de modelagem de negócios, não necessariamente para TV ou cinema, utilizando-se da internet como ferramenta de produção e difusão de conteúdo. A conversa acontece na próxima quarta-feira (25/11), das 15h às 16h (horário de Brasília), na plataforma Zoom. 

Logo em seguida, a partir das 17h na quarta-feira (25), é a vez da Globo News. O canal de notícias participa do Painel sobre documentários com Renée Castelo Branco e Ledu Garcia. Além da cobertura jornalística de grandes eventos nacionais e internacionais, a emissora canal coproduz documentários com produtoras independentes através da parceria GloboNews/Globo Filmes, que existe há cinco anos. Mais de cem documentários já foram aprovados.

Representatividade é a principal pauta da Todes Play, plataforma global de filmes, séries e produções audiovisuais via streaming que também é presença confirmada no Matapi. Com o objetivo de contribuir e consolidar um mercado mais representativo, a Todes Play é um espaço revolucionário e importante de conservação, memória e preservação da narrativa identitária, onde passado, presente e futuro se conectam. No evento, estarão presentes a CEO Viviane Ferreira e a Gestora de Desenvolvimento de Negócios, Thais Scabio. A apresentação acontece na quinta-feira (26/11), das 15h às 16h (horário de Brasília). 

Responsável por trazer ao país formatos internacionais,  adaptando-os  ao  mercado  local, como “MasterChef” e “Big Brother”, a Endemol Shine Brasil participa do Mercado Audiovisual do Norte na sexta-feira (27/11), também das 15h às 16h (Horário Brasília). A CEO Juliana Algañaraz e o VP de Criação, Eduardo Gaspar, irão mostrar como uma empresa de alcance global atua, apresentando caminhos inspiradores para que profissionais do audiovisual se sintam motivados a produzir, entender modelos de negócios e aprimorar práticas. Entre os sucessos mundiais da Endemol Shine estão ainda “Survivor”, “The Kardashians”, “Wife Swap”, “Extreme Makeover”, ”Peaky Blinders”, “Versailles” e “Mr. Bean”.

O Canal Brasil é, hoje, o canal responsável pela maior parte das parcerias entre TV e cinema do país e um dos maiores do mundo, com mais de 300 longas-metragens coproduzidos só nos últimos 10 anos. No ar há duas décadas, apresenta uma programação composta por muitos discursos, que se traduzem em filmes dos mais importantes cineastas brasileiros, e de várias fases do cinema nacional, além de programas de entrevista e séries de ficção e documentais. 

Durante o Matapi, a coordenadora de aquisição de conteúdo, Camila Lamha, irá compartilhar com os participantes o que o Canal Brasil busca em projetos, qual o interesse pela região, o que é preciso para submeter projetos e como produtores podem acessá-los, além de apresentar alguns de seus cases. O painel “Papo de Mercado com Canal Brasil” acontece no sábado (28/11), das 13h às 14h (horário de Brasília).

COMO PARTICIPAR

Os passaportes para o Matapi com direito a Mesas, Painéis, Diálogos Formativos, Clínicas Jurídicas, Espaço Conexões e Festa Virtual estão à venda até o dia 24 de novembro. Custam R$ 50 para estudantes e R$ 100 para profissionais do setor e demais interessados de todo o Brasil. (Clique aqui para comprar).

Todas as atividades serão realizadas de forma 100% online, via Zoom. 

O Matapi é uma realização da Leão do Norte Consultorias e Produções Audiovisuais e da Dabacuri Produções e conta com o patrocínio da Videocamp e apoio do Projeto Paradiso, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Sebrae AM e CONNE.

Felipe Lopes: “colocar as obras da Vitrine no circuito comercial é um trabalho de guerrilha” 

O Matapi – Mercado Audiovisual do Norte teve o melhor painel da edição 2023 na sexta-feira (24) na conversa que reuniu quatro das principais distribuidoras independentes do Brasil. Argel Medeiros (Olhar Filmes), Felipe Lopes (Vitrine Filmes), Yasmin Chiden...

Matapi 2023: Projeto paraense vence pitchings e irá ao NordesteLab

"O vento é meu irmão" foi o projeto vencedor na categoria de Melhor Pitching da 6ª edição do Mercado Audiovisual do Norte (Matapi), que encerrou sua programação, na noite de sexta-feira (24/11), no Teatro Gebes Medeiros (Avenida Eduardo Ribeiro, Centro de Manaus). Com...

José Kaeté e os legados da campanha de impacto do documentário ‘O Território’

Disponível no Disney+, “O Território” foi um dos documentários mais celebrados de 2022. Coprodução EUA e Brasil, o longa dirigido por Alex Pritz acompanha a luta do povo indígena Uru-eu-wau-wau para não ter a terra invadida por pessoas interessadas na extração ilegal...

Antonia Pellegrino e os desafios do processo de reconstrução da EBC

As notícias vindas da Argentina após a eleição do anarcocapitalista Javier Milei relembraram períodos difíceis para quem trabalha no setor audiovisual brasileiro. A informação de que futuro presidentes do hermanos pretende privatizar a Telám, a TV pública do país, e a...

Daniel Bandeira no Matapi 2023: “o cinema de gênero é capaz de traduzir as inquietações do Brasil”

O diretor pernambucano Daniel Bandeira teve a honra de abrir o primeiro dia de atividades da sexta edição do Matapi – Mercado Audiovisual do Norte. Ele ministrou a masterclass “Construindo Narrativas” em que abordou aspectos de como contar boas histórias,...

Parceira do Matapi 2023, Luminate destaca importância do evento para as narrativas da Amazônia

Fundação global que trabalha para garantir que todas as pessoas, especialmente aquelas que foram, historicamente, subrepresentadas, tenham acesso à informação, aos direitos e ao poder para influenciar as decisões que moldam a sociedade, a Luminate Group é a...

Matapi 2023: Projetos de AM, PA e RR participam de pitchings com vaga para o NordesteLab

Apresentar seu projeto de forma convincente, direta e objetiva para possíveis parceiros em um curto espaço de tempo. Os pitchings são um dos mecanismos mais utilizados em eventos corporativos e o Matapi - Mercado Audiovisual do Norte 2023 adota para produtoras da...

Projeto de longa de ‘O Barco e o Rio’ será estudado no Matapi 2023

“O Barco e o Rio” atingiu um dos maiores feitos da história do cinema amazonense: na noite de 26 de setembro de 2020, o curta-metragem dirigido por Bernardo Ale Abinader venceu cinco Kikitos no Festival de Gramado - Melhor Filme do Júri Oficial e do Popular, Melhor...

Matapi 2023: encontro promove estímulo à coprodução audiovisual do Norte, Nordeste e Centro-Oeste

A pré-lista do representante do Brasil para o Oscar 2024 mostrou a força da produção audiovisual vinda do Norte e Nordeste com as presenças do acreano "Noites Alienígenas", o cearense "Estranho Caminho" e do pernambucano "Retratos Fantasmas". Os prêmios alcançados...

Matapi 2023: Secretária do Audiovisual do MinC vem a Manaus para debater novo edital

Após edição compacta, em 2022, o Mercado Audiovisual do Norte (Matapi) retorna ao formato presencial, entre os dias 21 e 24 de novembro, no Teatro Gebes Medeiros (Avenida Eduardo Ribeiro, Centro de Manaus). O evento contará com a participação da Secretária do...