Acumulando fracassos nos três últimos filmes da carreira (“A Grande Muralha”, “Suburbicon” e “Pequena Grande Vida”), Matt Damon vai tentar nova sorte em “The King of Oil”. O ator vai interpretar o bilionário empresário fugitivo das autoridades dos EUA, March Rich, no filme da Universal Pictures com produção de John Krasinski. As informações são do site da Variety.

Baseado no livro “The King of Oil: The Secret Lives of Marc Rich”, de Daniel Ammann, o filme vai trazer a história do empresário nascido em 1934, na Antuérpia (Bélgica). Ele  foi um dos fundadores em 1974 da empresa que viria a se tornar a gigante de commodities Glencore, a princípio batizada de Richco. Em 1993, vendeu a Richco a seus parceiros, que rebatizaram a companhia de Glencore.

O empresário esteve envolvido em várias polêmicas nos Estados Unidos. Entre outras coisas, ele é considerado o inventor do mercado “spot” do óleo, que minou os privilégios dos cartéis de petróleo. Em 1979, ignorou o embargo decretado por Washington contra o Irã, após o sequestro na embaixada americana em Teerã, que lhe valeu uma condenação. De 1983 a 2001, esteve na lista dos 10 fugitivos mais procurados do FBI. Em 1983, fugiu para a Suíça, que rejeitou a sua extradição em 1984.Bill Clinton perdoou o empresário em 2001, uma polêmica decisão, já que sua ex-esposa havia doado um milhão de dólares para o Partido Democrata.

O roteiro do filme será da dupla Joe Shrapnel e Anna Waterhouse. Matt Damon e John Krasinski já trabalharam juntos como produtores do premiado “Manchester à Beira-Mar”. Antes de “The King of Oil”, Damon será visto ao lado de Christian Bale no drama sobre a rivalidade Ford e Ferrari com direção de James Mangold.

com informações do site da revista Exame

Facebook Comments