“Maze Runner: a Cura Mortal” encerrou o reinado de três semanas nas bilheterias de “Jumanji: Bem-Vindo à Selva”, com US$ 23,5 milhões arrecadados em 3.787 salas de cinema nos Estados Unidos no fim de semana.

“A Cura Mortal”, final da trilogia distópica estrelada por Dylan O’Brien, teve uma performance no topo das estimativas, com melhor desempenho nas regiões oeste e centro-sul do país. A estreia foi atrasada por um ano após O’Brien ter se machucado no set.

O primeiro “Maze Runner” obteve US$ 32,5 milhões no lançamento em 2014 e “Maze Runner: Prova de Fogo” arrecadou US$ 30,6 milhões em 2015. “A Cura Mortal” conquistou pontuação B+ no Cinemascore, com 51% da audiência representada por mulheres, enquanto 57 por cento do total tinham menos de 25 anos.

“Jumanji” encerrou com US$ 16,4 milhões em 3.553 locais de exibição em sua sexta semana, caindo apenas 16 por cento e rendendo US$ 338 milhões no mercado doméstico desde 20 de dezembro – 3 milhões a menos que “Zootopia”, com quem o filme agora disputa o 46º lugar no ranking histórico de bilheterias.

O desempenho é muito melhor que qualquer uma das previsões originais e corresponde à terceira melhor performance de um filme da Sony em todos os tempos.

“Jumanji” encerrou com US$ 16,4 milhões em 3.553 locais de exibição em sua sexta semana, caindo apenas 16 por cento e rendendo US$ 338 milhões no mercado doméstico desde 20 de dezembro – 3 milhões a menos que “Zootopia”, com quem o filme agora disputa o 46º lugar no ranking histórico de bilheterias.

O desempenho é muito melhor que qualquer uma das previsões originais e corresponde à terceira melhor performance de um filme da Sony em todos os tempos.

A arrecadação total nos EUA foi sólida no final de semana, mas não espetacular, com US$ 139 milhões, uma queda de 2,5% ante o mesmo período do ano passado, de acordo com o comScore. No acumulado do ano, principalmente graças a “Jumanji”, a indústria tem desempenho 1,7 por cento superior, com US$ 918,9 milhões até este domingo.

“Hostis”, de Christian Bale, liderou entre os demais filmes, com US4 10,2 milhões obtidos em 2.815 locais de exibição, com o Entertainment Studios ampliando a presença de seu drama histórico, que começou em 119 salas.

A sexta semana de “O Rei do Show”, da Fox, ficou em quarto lugar, com US$ 8,9 milhões em 2.663 telas, recuando apenas 11 por cento. O musical de Hugh Jackman deve encerrar o final de semana com cerca de US$ 126 milhões.

Já o filme “The Post – A Guerra Secreta”, de Steven Spielberg, veio em seguida, com o quinto lugar, com US$ 8,9 milhões em 2.640 pontos de exibição, na onda das indicações ao Oscar por Melhor Filme e para Mery Streep como Melhor Atriz. O lançamento da Fox perdeu apenas US$ 24 e já arrecadou US$ 58 milhões até agora.

da Agência Reuters