Ganhador do Oscar de Melhor Filme em 1996, “Coração Valente” tem uma versão não trazida ao público com mais uma hora de duração do que o original. A revelação foi feita pelo diretor e astro do longa, Mel Gibson, em entrevista ao site Collider.

Segundo Mel Gibson, a primeira versão do filme tinha 3h45, o que assustou os executivos da Fox. Atendendo a pedidos do estúdio, o astro e o montador Steven Rosenblum reduziram a duração para 3h15. Nova conversa com uma empresária hollywoodiana e a versão final terminou com 2h45.

Questionado sobre a possibilidade de lançar a versão original ao público, Mel Gibson se mostrou animado. “As pessoas já mencionaram. É um grande negócio. Se alguém, como FOX ou Paramount, quiser financiar isso, vá em frente. […] Eu tenho a fita com essa versão em algum lugar”, afirmou.

“Coração Valente” se passa no século XIII e mostra a trajetória do líder escocês William Wallace (Mel Gibson). Para vingar da esposa cometida por soldados ingleses, ele resolve liderar seu povo em uma luta contra o cruel Rei inglês Edward I (Patrick McGoohan). Com a ajuda de Robert e Bruce, ele vai deflagrar uma violenta batalha com o objetivo de libertar a Escócia de uma vez por todas.