Michelangelo Antonioni, o premiado cineasta italiano, é o próximo homenageado do Centro Cultural Banco do Brasil, que a partir de 26 de abril, será palco de uma retrospectiva completa de sua obra, com programação prevista para o Rio de Janeiro (26 de abril a 22 de maio), São Paulo (26 de abril a 22 de maio) e Brasília (3 a 29 de maio). A mostra Aventura Antonioni, que também passará pelo CineSesc SP, de 11 a 17 de maio, conta com a exibição de 34 títulos, incluindo os clássicos Blow-up – Depois daquele beijo, Palma de Ouro em Cannes e indicado a dois Oscar; Deserto Rosso – O dilema de uma vida, Leão de Ouro em Veneza; e A noite, Urso de Ouro em Berlim. Os filmes serão exibidos em película 35mm ou em digital.

Também serão exibidos os pouco conhecidos documentários de curtas-metragem dirigidos por Antonioni e suas colaborações com os cineastas Wim Wenders (Além das nuvens), Steven Soderbergh (Equilibrium, parte da antologia Eros) e Wong Kar-Wai (The hand, também da trilogia Eros), além de obras-primas, como a “trilogia da incomunicabilidade” (A aventura; A noite; e O eclipse), entre outras.

Completam a programação uma aula magna ministrada pelo crítico e historiador italiano Adriano Aprá, e um debate com participação do pesquisador, escritor e diretor João Carlos Rodrigues e da doutora em filosofia Ana Beatriz Antunes Gomes. A entrada é franca.

Confira a programação completa no site do CCBB.

do site Filme B

Facebook Comments