A atriz italiana Virna Lisi morreu nesta quinta-feira (18), aos 78 anos. Considerada a Marilyn Monroe italiana por vários críticos, a atriz é mais conhecida pelas gerações mais novas por ter ganhado o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes em 1994 por sua atuação no filme “A rainha Margot”, dirigido por Patrice Chéreau.

Virna Lisi, cujo nome verdadeiro era Virna Peralisi, dividiu o tempo entre produções na Itália, França e Hollywood. Sua carreira começou ainda na adolescência, com o filme “…e Napoli canta!” (1953). Ela também se destacou na superprodução italiana “Rômulo & Remo” (1961). Nos EUA, ela estreou na comédia “Como matar sua esposa” (1965), com Jack Lemmon. No ano seguinte, contracenou com Tony CUrtis em “Com minha mulher, não senhor” (1966).

Contratada sempre em função de sua beleza durante a juventude, a atriz se reinventou a partir do final da década de 1960, dando início à trajetória que culminou com o reconhecimento de Cannes ao talento da atriz em “A rainha Margot” noa anos 1990. Seu último filme foi “O Mais Belo Dia da Minha Vida” (2002), dirigido por Cristina Comencini.