Em 2015, as mulheres ocuparam 19% dos cargos atrás das câmeras em Hollywood, nos 250 filmes de maior bilheteria do ano. É o que indica um levantamento do Centro de Estudos Femininos em Cinema e TV da Universidade de San Diego.

Para um ano de tanto foco por igualdade de oportunidades e remuneração entre os sexos, trata-se de uma evolução pequena: em 2014, essa proporção era de 17%. Os 19% de agora são na verdade a mesma proporção registrada em 2001, que até hoje é o maior percentual registrado desde o início do estudo em 1998.

O levantamento não inclui atrizes, mas diretoras, roteiristas, produtoras, montadoras e diretoras de fotografia, entre outros trabalhos. Alguns trabalhos são mais abertos às mulheres do que outros. Elas são mais numerosas entre os produtores (26%), montadores (22%) e produtores executivos (20%) do que no universo de roteiristas (11%), diretores (9%) e diretores de fotografia (6%).

“Agora, esse assunto está ganhando um empurrão dado por uma consciência cultural que apoia a diversidade”, disse Martha Lauzen, diretora do centro, à Hollywood Reporter. “Mas os números ainda precisam mudar. A indústria do cinema é uma indústria muito grande, e leva muito tempo para as mudanças acontecerem”.

do site Filme B