Protagonistas do sexo feminino são, em média, quatro anos e meio mais jovens que seus pares masculinos em filmes de Hollywood, e a diferença de idade é apenas um pouco menor em filmes dirigidos por mulheres, de acordo com uma pesquisa realizada pelo produtor e escritor Stephen Follows.

Motivado pela recente declaração da atriz Maggie Gyllenhaal que, aos 37 anos, ouviu que estava velha para fazer par com um ator de 55, Follows estudou 422 filmes românticos que arrecadaram mais de US$ 1 milhão nas bilheterias.

Follows, que estudou filmes entre 1984 e 2014, disse que em nenhum momento nesse período a média de idade das mulheres superou a de seus parceiros na tela. No entanto, a disparidade média de 4,5 anos é apenas um pouco maios que a diferença estatística de 2,5 anos que separam casais héteros nos Estados Unidos, de acordo com valores oficiais de 2010.

“Os filmes são uma parte altamente popular da nossa cultura”, disse Follows. “Os tipos de pares que são mostrados na tela têm um efeito sobre o que nós pensamos como uma relação ideal”.

“A maioria das pessoas esperava que a diferença de idade seria maior. Possivelmente por causa da veneração à juventude e notícias recentes sobre papéis principais femininos que vão para atrizes cada vez mais jovens. Os números mostram que isso de fato acontece, mas que o efeito pode ser menor do que foi temido”.

A pesquisa ainda mostra que alguns atores do alto escalão, como Robert Redford, Dudley Moore e Richard Gere, fazem parceria regularmente com mulheres mais jovens. Redford e Moore são, em média, 18 anos mais velhos do que as coestrelas femininas.

A diferença de idade, no entanto, tem caído ao longo do tempo. Em 1984, era de cerca de 10 anos, em média, mas em 2014 ele tinha ficado em torno de sete anos.

do site UOL

Facebook Comments