Jeanne Moreau, Brigitte Bardot e Catherine Deneuve. As três damas do cinema francês serão homenageadas com uma semana especial no Cine & Vídeo Tarumã a partir desta segunda-feira (21). As sessões são gratuitas e acontecem sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, localizado no Instituto de Ciências Humanas e Letras, Setor Norte do Campus da Ufam.

Nesta segunda-feira, o clássico “Os Amantes”, do diretor Louis Malles, abre a programação. Casada com Henri, homem autoritário e cáustico, Jeanne, interpretada por Jeanne Moreau, se cansa da vida do interior. Nas inúmeras estadas na casa de sua amiga Maggy em Paris, onde os agitos da noite urbana a fascinam, ela conhece Raoul, que se torna seu amante. Henri, desejoso de conhecer os amigos de sua mulher, convida Maggy e Raoul à sua casa. O tratamento de total ausência de culpa que Malle dá ao adultério causou enorme furor quando o filme foi lançado.

Obra-prima do mestre Jean Luc-Godard e estrelado por Brigitte Bardot, “O Desprezo” será o filme de quarta-feira (23). A produção traz a história de Paul Javal, um roteirista que vai a Roma para trabalhar em uma adaptação da obra A Odisséia, que contará com a direção do cineasta alemão Fritz Lang. Enquanto decide os últimos detalhes para aceitar o trabalho, sua relação com a esposa, Camille, começa a desabar, em um jogo de paixão, ciúmes e desprezo.

Por fim, “Tristana, Uma Paixão Mórbida”, de 1970 encerra a programação na sexta-feira (25). O longa mostra Catherine Deneuve como Tristana, uma órfã entregue aos cuidados de Don Lope, um homem idoso. A relação, que a princípio era de mentor e aluna, se transforma em um caso amoroso, que se estende até ser abalado pela chegada do um bonito jovem chamado Horacio.

Facebook Comments