Falecido no último dia 10 de maio, Nelson Xavier deixou um legado importante no cinema, televisão e teatro brasileiro. O Cine & Vídeo Tarumã homenageia o ator com uma programação especial com três filmes estrelados por ele. As sessões são gratuitas e acontecem sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, localizado no Instituto de Ciências Humanas e Letras, Setor Norte do Campus da Ufam.

Clássico de Ruy Guerra, “Os Fuzis” abre a programação nesta segunda-feira (5). Obra-prima do cinema nacional realizada em 1964, ano do golpe militar, mostra um grupo de soldados tentando impedir que a população saqueie um depósito de alimentos em uma região extremamente pobre no Nordeste do Brasil.

Ao lado de Juliana Paes, Nelson Xavier estrelou “A Despedida”, filme da próxima quarta-feira (7). O filme traz a história de um homem de 92 anos de idade. Ele decide que chegou a hora de dizer adeus a tudo o que é mais importante em sua vida, incluindo sua amante, que é 55 anos mais nova que ele.

Por fim, na sexta-feira (9), o público acompanha “Rondon, o Desbravador”. O longa acompanha a história do Marechal Cândido Rondon que liderou expedições no território brasileiro, sendo o responsável pelo primeiro contato com dezenas de nações indígenas sob o lema “Morrer se preciso for, matar, nunca”, possibilitando o início de uma convivência pacífica entre índios e brancos. Partindo dos acontecimentos históricos, o filme cria um encontro fictício entre um jornalista e o marechal para uma entrevista em sua residência, onde são contadas as várias aventuras do marechal.

Facebook Comments