O nome pode ainda não ser tão conhecido fora do mundo cinéfilo, mas Nicolas Winding Refn é um dos diretores mais interessantes da atualidade. Após uma série de filmes competentes, o dinamarquês estourou com “Drive”, recebendo o prêmio de Melhor Diretor do Festival de Cannes em 2011. O cineasta lançou o contestado “Apenas Deus Perdoa”, em 2013, e deve lançar neste ano “The Neon Demon”.

Em entrevista ao site Movie Maker, Refn elegeu os 10 melhores filmes de terror da história do cinema. Veja a lista em ordem cronológica:

  1. O Mensageiro do Diabo (1955): ‘Para mim, “O Mensageiro do Diabo” é um dos maiores filmes de terror de todos os tempos. É conto de fadas verdadeiramente assustador’.
  2. A Noite do Terror (1961): ‘Tive a honra de ser amigo do Curtis Harrington, o escritor/diretor do filme, antes de falecer em 2007. Eu sempre senti que seu filme foi uma combinação perfeita de mistério, amor e horror’.
  3. Kwaidan – As Quatro Faces do Medo (1965): ‘Quando se fala de histórias de fantasmas, nenhuma bate este exemplar japonês’.
  4. A Noite dos Mortos-Vivos (1968): Às vezes, o primeiro filme do gênero acaba sendo o melhor’.
  5. Frankenstein de Andy Warhol (1973): ‘Paul Morrissey, Andy Warhol, Frankenstein, sexo, morte… tudo em nome do bom gosto’.
  6. O Massacre da Serra-Elétrica (1974): ‘Este filme que introduziu em mim a noção de que um filme é uma obra de arte’.
  7. Suspiria (1977): ‘The ultimate cocaine movie’.
  8. Alien (1979): ‘O definitivo exemplar de uma obra com conceito de filme B que, nas mãos de um grande diretor de Hollywood, se torna uma obra-prima do blockbuster’.
  9. O Iluminado (1980): ‘Assistir ‘O Iluminado’ é como ver uma pintura de horror. Ele não tem nenhum propósito, sexualidade ou função que não seja aterrorizá-lo completamente’. 
  10. Videodrome (1983): ‘Tudo o que posso dizer é que amo, amo, amo este filme pela visão insana e apocalíptica da revolução digital. E a última frase – ‘vida longa à nova carne – é poesia pura’.