O cinema argentino tem mais um novo fenômeno: “El Clan” vendeu mais de 504 mil ingressos apenas em quatro dias no país. A marca supera os 400 mil tickets de Missão Impossível – Nação Secreta em 12 dias e ainda vence na comparação com o popular Relatos Selvagens que fez 450 mil ingressos no mesmo período de tempo.

Dirigido por Pablo Trapero (“Elefante Branco” e “Abutres”), “El Clan” traz a história real do grupo conhecido como Puccio, criminosos envolvidos em uma série de sequestros de empresários e personalidades na Argentina durante 1982 e 1985. O chefe da gangue era Arquímedes, pai de família, que recrutou dois de seus cinco filhos, amigos e um militar para realizar os crimes.

“Tenho imagens que me recordo muito bem, fotos, está tudo muito presente. Para mim, este caso fala de nós, da Argentina numa época especial, de uma transição e mudanças que se deram no principio dos anos 80. Há gerações que não têm isso muito claro. A democracia não significou que as coisas mudaram de um dia para o outro. A situação da família é muito alegórica da transição que se viveu nessa época há também analogias com coisas que ainda acontecem hoje em dia”, afirmou Trapero.

O elenco de “El Clan” conta com Antonia Bengoechea, Gastón Cocchiarale, Guillermo Francella. Filme ainda não tem data de previsão de estreia no Brasil.