O cineasta e músico Rob Zombie divulgou no seu Facebook que seu novo filme de terror, intitulado “31”, recebeu a mais temida e elevada classificação etária possível nos Estados Unidos. A MPAA, associação de cinema do país, concedeu a “31” a classificação “NC-17”, a que proíbe o acesso às salas para menores de 17 anos.

Ainda segundo Zombie, o filme recebeu a classificação “NC-17” não apenas uma vez, mas duas! “Bem, depois de duas tentativas pela MPAA, a classificação de ’31’ continua NC-17”, escreveu o diretor. “Talvez a terceira vez seja a da sorte para conseguir um ‘R'”. A classificação ‘R’ permite o acesso a menores de 17 anos, desde que acompanhados de pais ou responsáveis.

“Por que um ‘R’, você pergunta?”, continuou o cineasta. “Porque o seu cinema local não vai exibir um ‘NC-17’. Apesar de você ser uma p**** de um adulto, as coisas ainda precisam ser censuradas para o seu divertimento”. Zombie agora deve fazer mais mudanças no seu corte final para baixar um pouco a classificação etária.

A classificação “NC-17” é realmente considerada veneno comercial e, ao longo dos anos, geralmente são os filmes com fortes cenas de sexo que a recebem quando lançados nos EUA, como “Henry e June” (1990) de Philip Kaufman, “Os Sonhadores” (2003) de Bernardo Bertolucci, e “Desejo e Cuidado” (2007) de Ang Lee. O parecer da MPAA revela que “31” possui “violência gráfica e sadismo, sexualidade bizarra, imagens perturbadoras e linguagem forte” – ou seja, parece mesmo um filme do diretor de “Rejeitados Pelo Diabo” (2005) e “Halloween: O Início” (2007).

“31” conta a história de cinco amigos que são raptados na véspera do Dia da Bruxas e forçados a participar de um violento jogo chamado “31”, no qual precisarão sobreviver 12 horas num confronto com assassinos caracterizados como palhaços. No elenco, estão Sheri Moon Zombie, Richard Brake, Laurence Hilton-Jacobs, Meg Foster e Malcolm McDowell. O filme será exibido pela primeira vez no festival de Sundance, em janeiro de 2016.