O Projeto Sexta Etnográfica, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social – PPGAS realiza o quinto evento do ano de 2017 com o tema “Xamanismo no cinema: Xapiri semu kuema yande”, que acontecerá no dia 10 de novembro, às 9h, no auditório Paulo Burhein, Setor Norte da Universidade.

Na ocasião será exibido o filme ‘Abraço da serpente’ (2015) do diretor colombiano Ciro Guerra. O filme conta a épica história do primeiro contato, traição e possível amizade entre o xamã Karamakate, último sobrevivente de seu povo, e dois cientistas, que quarenta anos de diferença viajam ao Amazonas em busca de planta sagrada que poderia curar seus males. Inspirado nos diários dos primeiros exploradores que viajaram pela Amazônia colombiana, Theodor Koch-Grunberg e Richard Evans Schules.

Após a exibição do filme ocorrerá um debate com os doutorandos Agenor Vasconcelos e Luiz Davi, mestrando Jaime Diakara, com os alunos do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social e com os membros do grupo de pesquisa Macacá do PPGAS/UFAM. Ao final do debate serão sorteados brindes aos presentes.

Programação

“Xamanismo no cinema: Xapiri semu kuema yande”

Dia 10 de novembro de 2017

9h – Exibição do filme “Abraço da serpente (2015, 120 min);

11h – Debate com os doutorandos Agenor Vasconcelos e Luiz Davi e mestrando Jaime Diakara. (Grupo de pesquisa Maracá);

12h – Sorteio de brindes.

com informações de assessoria

Facebook Comments