Perto do fim do prazo, a Argentina definiu o representante do país na briga pelo Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Dirigido por Gaston Duprat e Mariano Cohn, “O Cidadão Ilustre” vai tentar a terceira estatueta dos hermanos. As informações são do site da Variety.

“O Cidadão Ilustre” traz a história de Daniel Mantovani, um escritor argentino e vencedor do Prêmio Nobel, radicado há 40 anos na Europa, volta à sua terra natal, ao povoado onde nasceu e que inspirou a maioria de seus livros, para receber o título de Cidadão Ilustre da cidade – um dos únicos prêmios que aceitou receber. No entanto, sua ilustre visita desencadeará uma série de situações complicadas entre ele e o povo local.

Pelo filme, Oscar Martinez recebeu a estatueta de Melhor Ator no último Festival de Veneza, onde a produção saiu bastante aplaudida pelo público e elogiada pela imprensa especializada. Distribuído na Argentina pela Disney, “O Cidadão Ilustre” já arrecadou US$ 1,4 milhão em duas semanas em cartaz nas bilheterias do país.

Ganhador da estatueta de Melhor Filme Estrangeiro por “O Segredo dos Seus Olhos” e presidente da Academia de Cinema da Argentina, o diretor Juan José Campanella foi o responsável pela escolha de “O Cidadão Ilustre” para a vaga do país. A última indicação dos hermanos aconteceu com “Relatos Selvagens”, em 2014.