As listas de melhores filmes de todos os tempos são constantes e, vez ou outra, estão de volta. O site Hollywood Reporter resolveu entrar para a turma e realizou uma pesquisa com 2.120 pessoas, entre vencedores do Oscar, executivos de Hollywood e da televisão norte-americana. E o clássico O Poderoso Chefão, de Francis Ford Coppola, se sagrou o mais votado. (Lista completa, clique aqui).

Estrelado por Marlon Brando e Al Pacino, “O Poderoso Chefão” mostra as transformações vividas pela família mafiosa ítal0-americana Corlone na época em que o crime vai ganhando contornos maiores com a inserção do tráfico de drogas. A segunda posição da lista é do clássico O Mágico de Oz, com Cidadão Kane fechando o pódio.

Filmes recentes dão as caras na lista da Hollywood Reporter com forte presença: “Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças” (56ª posição), “Batman – O Cavaleiro das Trevas” (57ª posição), “Avatar” (67ª posição), “Wall-E” (79ª posição), O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel” (82ª posição), “A Origem” (84ª posição), “O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei” (87ª posição), “Up – Altas Aventuras” (92ª posição) e “O Labirinto do Fauno” (96ª posição).

Os estrangeiros tiveram pouco espaço com apenas o francês “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” no 60º lugar e “Os Sete Samurais”, de Akira Kurosawa, fechando a lista. Clássicos renomados tiveram posições modestas como, por exemplo, “Laranja Mecânica” na posição 35, atrás de “Star Wars” e “O Império Contra-Ataca”, e “Psicose” na modesta 41ª posição.

O corpo votante incluiu nomes como o criador da série “Breaking Bad”, Vince Gilligan, os cineastas John Singleton e Gary Ross, o produtor Frank Marshall, entre outros.

VEJA A LISTA COM OS TOP 10:

  1. O Poderoso Chefão, de Francis Ford Coppola
  2. O Mágico de Oz, de Victor Fleming
  3. Cidadão Kane, de Orson Welles
  4. Um Sonho de Liberdade, de Frank Darabont
  5. Pulp Fiction – Tempo de Violência, de Quentin Tarantino
  6. Casablanca, de Michael Curtiz
  7. O Poderoso Chefão – Parte 2, de Francis Ford Coppola
  8. E.T – O Extraterrestre, de Steven Spielberg
  9. 2001 – Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick
  10. A Lista de Schindler, de Steven Spielberg

Facebook Comments