Filmado em 2018, o documentário “O Rio Negro São As Pessoas”, dirigido por João Tezza Neto e Juliana Barros, estreia em Manaus, no Teatro Amazonas, neste sábado (1), às 20h, com entrada gratuita. Além da exibição seguida de debate com a equipe, a programação também conta com o lançamento do livro fotográfico “O Rio, As Pessoas, O Filme” do fotógrafo Maringas Maciel e da fotógrafa Bárbara Umbra.

As duas obras apresentam personagens e situações em comunidades e cidades ribeirinhas, em um recorte geográfico abrangendo a região do baixo rio Negro, no entorno do arquipélago de Anavilhanas. O livro e o documentário são resultados de uma coprodução entre Ave Lola Espaço de Criação (PR) e Árvore Alta (AM).

Após o lançamento em Manaus, a programação de estreia segue para a cidade de Novo Airão, comunidades Renascer e Tumbira. No dia 11 de junho, a estreia acontece na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, às 19h e no dia 18, em Curitiba, às 19h30, na Cinemateca.

Para o diretor, João Tezza Neto, O Rio Negro São As Pessoas não se detém a contar histórias de pessoas. “Tanto o filme quanto livro são homenagens ao rio Negro e às pessoas e a lugares que ele abraça. Isso inclui Manaus, que como bem lembrou uma das personagens, é uma cidade ribeirinha. Estamos muito felizes com a oportunidade estrearmos trazendo as pessoas que filmamos para assistirem-se no Teatro Amazonas, no ano em que Manaus completa 350 anos”, ressalta Tezza.

com informações de assessoria